,
INVESTIMENTO

Canil setorial e mini-pista de trânsito reforçam ações do 3º BPM

07 Agosto 2018 09:53:00

Novas viaturas também foram entregues, resultado de parcerias com Executivo e Judiciário

THAÍS GUIMARÃES/CN
Foto: Thaís Guimarães/CN

Canoinhas - Cães treinados passam a dar suporte ao trabalho dos policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Canoinhas. São os primeiros integrantes do canil setorial inaugurado na última terça-feira, 31, em solenidade na sede do Batalhão.

A estrutura do canil conta com área construída de cerca 100 metros quadrados, além de mais 100 metros quadrados de área verde para as atividades de adestramento. Os três cães da raça pastor belga encontram-se, segundo o 3º BPM, em fase avançada de adestramento e acompanham policiais capacitados para condução e controle, além de curso em cinotecnia.

Passam agora a participar de missões que vão desde a busca e resgate de pessoas desaparecidas, captura de foragidos e buscas por armas e drogas, até atividades de interação comunitária com escolas e a comunidade em geral.

A instalação do canil setorial, bem como a aquisição de duas novas viaturas, quatro motocicletas e um drone, foram adquiridos por meio de parceria com o Poder Executivo de Canoinhas e o Poder Judiciário, por meio de recursos pleiteados junto ao Fundo de Penas Pecuniárias.

Parcerias

De acordo com a juíza da Vara Criminal, Dominique Gurtinski Borba Fernandes, desde que a Comarca de Canoinhas iniciou o Fundo de Penas Pecuniárias, quase R$ 500 mil foram revertidos à Polícia Militar, e para ela, tais doações representam uma forma de reconhecer o trabalho desempenhado pela PM e oferecer instrumentos para auxiliar suas atividades. "Todos os dias é um grande desafio para o policial que veste a farda e vai para as ruas combater a criminalidade, e nosso trabalho não seria possível não fosse o desempenho e engajamento da polícia. Ciente de todos os desafios que enfrentam, vocês têm o meu reconhecimento, e o Judiciário faz essas doações com muito orgulho e satisfação", declarou, na ocasião da solenidade de inauguração dos novos espaços e entrega das viaturas.

Tais parcerias foram reiteradas pelo comandante do 3º BPM, tenente-coronel João Marcos Dabrowski de Araújo, que agradeceu o apoio e interação do Executivo e do Judiciário junto à polícia, agradeceu também o trabalho dos policiais e estimou que os novos equipamentos se reflitam na qualidade do serviço prestado.

O mesmo sentimento de gratidão e motivação foi exposto pelo comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto Araújo Gomes Junior, presente na ocasião. Natural de Canoinhas, o coronel retornou pela primeira vez à cidade após assumir o comando da PM, e mostrou orgulho pelo trabalho realizado pelo Batalhão. As palavras expressas pela representante do Judiciário, para o militar, foram bastante significativas. "Ouvir isso valida anos de trabalho, dezenas de momentos de perigo. Esta fala representa tudo o que almejamos em termos de reconhecimento e parceria".

O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Alceu de Oliveira Pinto Junior, também esteve em Canoinhas para prestigiar as inaugurações e entregas realizadas no 3º BPM esta semana. O secretário comentou que os indicadores criminais apresentaram queda em todo o Estado, no último semestre, e ressaltou como essas parcerias se refletem nos bons resultados. "Essas parcerias só fazem a Polícia Militar crescer, se constituir, devolvendo ao cidadão segurança e proteção".

Transitolândia

Outro espaço inaugurado pelo 3º BPM esta semana é a "Transitolândia", nomeada Mini-Pista de Trânsito Pablo Tobias Friederich, em homenagem ao policial militar que serviu o Batalhão e faleceu em um acidente de trânsito. A solenidade foi acompanhada por familiares do militar e autoridades da região, e inaugurada por estudantes, que fizeram uso da pista em uma demonstração.

A pista abrange uma área de aproximadamente 600 metros quadrados, edificada representando um complexo de trânsito com ruas, passeios, cruzamentos, rotatórias, estacionamentos e sinalização típicas do sistema normativo e viário do trânsito brasileiro. De acordo com a Polícia Militar, o espaço integra permite instruções de trânsito com o objetivo de educar cidadãos multiplicadores a partir de atividades de conscientização, servindo ainda para aproximar ainda mais a comunidade com a instituição militar.

O instalação do complexo contou com a colaboração da Prefeitura Canoinhas, Prefeitura de Três Barras, Volpesa Engenharia, Cerâmica Canoinhas, Senai, Empresa e Rotativo Digital e policiais do Corpo Temporário de Inativos.



Imagens



correiodonorte





site cópia não autorizada.png

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9659-4455

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte