,
ANIVERSÁRIO

CANOINHAS: 109 anos de luta, trabalho e progresso

Em comemoração ao aniversário do município, CN resgata a origem e o desenvolvimento de Canoinhas, e destaca as perspectivas para o futuro do município

JOSÉ ROSSI JÚNIOR
Foto: Fátima Santos

Há 109 anos, um novo capítulo da história começava a ser escrito, tendo como protagonistas, os antigos habitantes das terras canoinhenses. Em 12 de setembro de 1911, o então distrito de Curitibanos passava a ser independente, denominado, na época, como Santa Cruz de Canoinhas. 

Referência na produção da erva-mate, símbolo da economia e história local até os dias atuais e potência na extração de madeira, Canoinhas, ao longo dos seus 109 anos, construiu uma história de batalhas e conquistas, mas também, enfrentou dificuldades. Logo no início de sua história independente, a região enfrentou a histórica Guerra do Contestado, tida até os dias de hoje como uma das guerras mais sangrentas da história do Brasil, que aconteceu entre 1912 e 1916. Neste período, o município foi envolvido em conflitos, tendo seus povoados e vilas do interior, atacados diversas vezes.

RETOMADA

No pós-guerra, o município, aos poucos voltou a retomar o seu progresso. Com a ascendente economia baseada na madeira e erva-mate, tanto que em 1923, o município passou a se chamar Ouro Verde, em alusão à erva-mate. Entretanto, em 1930, com a decadência da indústria ervateira e por divergência políticas e religiosas, ficou definido que o município passaria a se chamar Canoinhas, denominação que perdura até os dias atuais.

NOSSO POVO, NOSSA HISTÓRIA

Assim como a seção de reportagens do CN que conta a história de diversos moradores ilustres da região, a história de Canoinhas foi construída graças à colaboração de cada um de seus moradores ao longo de seus mais de um século. Nas memórias, nos pontos turísticos e no que resta da arquitetura antiga canoinhense, estão contribuições dos imigrantes, dos nativos e de cada um que com o seu trabalho e valorização das terras canoinhenses, possibilitou que o município hoje, com seus 109 anos de histórias, permanecesse no progresso e com perspectivas de crescimento.







CN Online -Lateral.jpg





site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte