capa logo2.png
Meio ambiente

Sacolas plásticas devem sair de circulação nos mercados de Canoinhas

12 Junho 2017 15:48:35

Projeto desenvolvido pelo Condema prevê uso de bolsas de pano como medida ecológica

Adriane Hess

As sacolas plásticas de compras dos supermercados podem estar com seus dias contados em Canoinhas. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Hilário Kath, os membros do conselho estão trabalhando em uma resolução que pretende instituir as bolsas de pano ecológicas nos mercados do município e, com isso, retirar gradativamente as sacolas plásticas do mercado. Atualmente, o município consome cerca de 30 mil sacolinhas por dia, material que demora mais de 100 anos para se decompor nos aterros sanitários.

            No momento, a resolução ainda está em fase de desenvolvimento pelo Condema. Para ser aplicado efetivamente, o projeto deve ser aprovado pela câmara de vereadores e sancionado pelo prefeito de Canoinhas. No entanto, o secretário já adianta que, após os trâmites legais, será realizado um acordo com os proprietários dos mercados para decidir a forma de implantação do projeto.

            Outra ação em andamento relacionada ao meio ambiente no município diz respeito à poluição visual. Segundo Kath, quem divulgar eventos por meio de cartazes em locais públicos terá que pedir a autorização da secretaria. O processo ocorrerá da seguinte forma: após a liberação, o divulgador terá um prazo anterior ao evento para colar os cartazes e posterior para retirá-los. “Eles terão que fazer o recolhimento do material depois da data da festa”, afirma.

COLETA SELETIVA

            Em ação alusiva ao dia mundial do meio ambiente, o secretário divulgou informações sobre o funcionamento da coleta seletiva do município. Em Canoinhas, o caminhão passa de segunda a sexta-feira nos bairros e Centro do município. Segundo Kath, apesar de a forma ideal de separar o lixo seja pelas categorias papel, vidro, plástico e metal, o morador pode colocar todo o lixo reciclável junto para a coleta. “O que não pode é misturar com outros resíduos”, afirma.

            Segundo o secretário, o lixo deve estar bem armazenado e depositado em local com altura mínima de 1,20 metros, padrão estabelecido pelo município em 2007. Caso o morador deseje denunciar alguma prática de mau armazenamento ou queima de lixo, basta entrar em contato com a secretaria no número 3621-7744.

 


correiodonorte




site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9659-4455

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte