,
CAMPO & LAVOURA

Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Dra. Ana Lúcia Hanisch

Em pleno século XXI ainda vemos notícias relacionadas à erosão do solo e redução da água no meio rural. Considerando os incríveis avanços científicos e tecnológicos dos últimos cinquenta anos, como isso ainda pode ocorrer? 

Em que pese os ganhos de produtividade proporcionados pelas tecnologias, não há como negar que o modelo de simplificação e especialização agrícola que prevalece na agricultura moderna, tem sido fortemente associado a impactos ambientais negativos.

Neste cenário, os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) são considerados fundamentais entre as tecnologias sustentáveis para a mudança de rumo da agricultura. Os SIPAs são sistemas que envolvem interações planejadas entre exploração de cultivos agrícolas e produção animal na mesma área, de forma concomitante ou sequencial, entre áreas distintas ou em sucessão.

Embora trabalhos de pesquisa com integração lavoura pecuária (ILP) já fossem realizados na década de 70 no Rio Grande do Sul - não sendo, portanto, algo novo - os SIPAs vão além da ILP, porque não buscam apenas o aproveitamento da área de inverno e/ou o aumento do rendimento por área.

Um SIPA deve levar sempre em conta, não só a redução de custos e/ou o aumento da produção/área, mas a preservação do meio ambiente. Ou seja, precisa promover a reciclagem de nutrientes, o aumento da matéria orgânica do solo ao longo do tempo, a diversificação da produção e eliminar, ao máximo, as perdas de solos e água.

Em SC e mesmo aqui no Planalto Norte, um dos tipos de SIPA mais pesquisados são os Sistemas Silvipastoris, com pastagens perenes e plantio de eucaliptos na mesma área.

Os resultados de quase uma década tem confirmado a eficiência da integração das árvores no meio das pastagens, principalmente em relação ao bem-estar animal. Vacas com disponibilidade de pasto, água e sombra nos piquetes tende a aumentar em mais de 20% de produção, com melhoria da qualidade de solo e maior preservação ambiental. Um novo futuro para a agropecuária brasileira.

Dra. Ana Lúcia Hanisch

Pesquisadora - Epagri/EECAN







CN Online -Lateral.jpg





site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte