,
Turismo

Região vive marco histórico com lançamento da Região Turística Caminhos do Contestado

Eventos, ações e projetos devem valorizar história, cultura e turismo dos municípios da região

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação

A Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) lançou em novembro oficialmente a Região Turística Caminhos do Contestado. A nova região que já foi incluída pelo Ministério do Turismo no Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021) conta com 13 municípios, sendo: Mafra, Itaiópolis, Porto União, Major Vieira, Canoinhas, Papanduva, Monte Castelo, Timbó Grande, Três Barras, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Matos Costa e Calmon. 
Os municípios que fazem parte do Roteiro Turístico têm muitas histórias em comum. Eles foram palco de eventos como: Tropeirismo e a Guerra do Contestado, esses eventos, moldaram sua identidade, através do mosaico formado por diferentes etnias com suas culturas, gastronomia e arquitetura. A presidente do IGR Caminhos do Contestado, Viviane Bueno, demonstrou interesse na expansão da região "Hoje estamos iniciando essa nova região com 13 municípios e queremos chegar entre 20 e 25 municípios, que é o objetivo desta nova IGR Caminhos do Contestado". 

Lançamento
No dia do evento, a sede da Amplanorte se viu repleta de obras, apresentações, cores e com a cultura da região, e foi lançada oficialmente a região turística Caminhos do Contestado, fortalecendo os laços com ações, projetos e realizando um grande ato pela história, cultura e turismo regional. A recepção da associação ficou toda colorida e variada com diferentes esculturas, pinturas e artesanatos de artistas da região, além de expor as obras, os visitantes puderam acompanhar a exibição de fosseis de vegetais, pedras e animais que pisaram este mesmo solo há milhares de anos. Foram apresentadas várias ações como a "Caminhada da Natureza" evento que para ser implantado não precisa de grandes orçamentos e promove saúde e visitação de pontos turísticos, além de trazer benefícios para o comercio e rede hoteleira local. 






CN Online -Lateral.jpg

correiodonorte


site cópia não autorizada.png

teste 6.jpg

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte