,
EDUCAÇÃO

Colégio Realização lidera média do ENEM 2018 em Canoinhas

Ensino Médio da UnC ainda tem os melhores resultados em linguagem e ciências humanas

ASCOM/REALIZAÇÃO
Foto: Divulgação
Entre as escolas particulares, o colégio realização está em primeiro lugar

O Colégio Realização da UnC voltou a liderar a média entre as escolas de Canoinhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Considerando as notas de Redação e Questões Objetivas, atingiu escore de 1.208,07 pontos, fechando com média de 604,035 na aplicação do ano passado. A pontuação foi divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo. Tempo Feliz e IFSC Campus Canoinhas seguem como segundo e terceiro colocados na cidade, respectivamente.

Ao considerar os dados gerais, o Colégio Tempo Feliz atinge escore de 1.183,69 pontos, (24,4 pontos a menos que o primeiro colocado) enquanto o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Canoinhas chega a 1.176,18 (31,9 e 7,5 a menos que o primeiro e o segundo colocado no município respectivamente).

Considerando as escolas públicas não federais, o Colégio Almirante Barroso tem o melhor resultado de Canoinhas com escore de 1.068,24 pontos, e média de 534,12. Neste caso são ranqueadas entre as escolas com mais de 90 alunos respondendo ao exame.

A Publicação da Folha ainda apresenta uma lista das escolas por ordem de classificação nas provas objetivas, onde o Tempo Feliz leva uma ligeira vantagem de 2,31 pontos em relação ao Realização. Quando considerada a redação, o Realização imprime 26,69 pontos a mais que o segundo colocado entre as escolas particulares.

A Folha tabulou os dados brutos do Enem 2018, divulgados pelo Ministério da Educação. Só foram incluídos candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola só foi calculada se pelo menos metade dos concluintes estiveram do Enem, respeitada a participação mínima de 10 alunos.


Linguagem

O Colégio Realização ainda foi o que apresentou os melhores resultados do município em linguagem, que segundo o próprio edital do ENEM, é composto por 45 questões múltipla escolha e além de perguntas sobre a Língua Portuguesa, aborda a Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. Ainda de acordo com o edital, o aluno que presta essa prova precisa conhecer a norma culta padrão da Língua Portuguesa e saber usar as línguas estrangeiras como instrumento de acesso à informação a outras culturas.

Em linguagens o Realização marca 595,37 pontos. Entre as públicas, excluindo as federais, é o Colégio Almirante Barroso que faz a melhor pontuação, com nível em 539,02.

Outro destaque entre as escolas particulares do município, foi o nível que o Ensino Médio da UnC atingiu em Ciências Humanas, chegando ao 647,57 pontos. Neste ponto o exame abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia e tem como objetivo analisar se o aluno compreende os elementos culturais que constituem as identidades; as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais; a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas; transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Além disso, o aluno deve demonstrar neste quesito que possui conhecimentos históricos e dos fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na vida social, além de compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

A melhor pontuação por área do Colégio Tempo Feliz também é nessa área, com 642,52 pontos. (5,05 pontos a menos que o primeiro colocado). Bem como o do Almirante Barroso, com 582,15 pontos (65,42 a menos que o primeiro colocado). Já o melhor quesito avaliado no IFSC Campus Canoinhas foi a Redação com média de 607,08 pontos.




CN Online -Lateral.jpg

correiodonorte


site cópia não autorizada.png

teste 6.jpg

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte