,
Educação

ENEM 2018: O CN preparou dicas para quem vai prestar o Enem

Fique atento aos temas da redação que pode pontuar muito na hora da prova

Elisandra Carraro/Canoinhas


ENEM 2018 chegando e centenas de brasileiros já estão ansiosos para fazer a prova, que pode definir seu futuro. O ENEM é uma porta que abre muitas outras porque possibilita acesso ao ensino superior por meio de bolsas de graduação e programas do governo federal, a partir da classificação no candidato no resultado da prova.

Por isso é importante estar atento a algumas dicas relacionadas ao tema. O CN traz dicas de como se dar bem na redação do ENEM, que pode somar muitos pontos para o egresso na universidade.

- Primeiro de tudo, informe-se. Só escreve bem quem está informado, portanto, esteja inteirado, diariamente, sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, de interesse geral. Antes da prova, ao longo do período de preparo, leia portais de notícias, jornais, assista a debates, etc.

- Se concentre. Durma bem, esteja descansado no dia da prova, fique atento ao tema proposto e aos textos base. Não se esqueça de que os textos são apenas referências e motivadores, por isso, não os copie! Apenas leia e tire conhecimento de mundo deles, mas tenha sua visão sem impor ela. Seja correlativo e imparcial.

-  Direcione-se ao tema, não enrole, quando alguém está perdido no tema todo mundo sabe que a pessoa está perdida quando lê. Todo o texto gira em torno do tema central. Ao ler a proposta observe se não há um enfoque específico como aqueles que pedem causas, efeitos e caminhos. Tenha sensibilidade ao ver o tema, e entender o que realmente eles querem, no ENEM tem MUITA PEGADINHA até no tema da redação.

-  Elabore um roteiro. Ao ler a proposta prepare um roteiro que tenha motivos, consequências e alternativas, ou soluções. Faça com muita atenção para não perder tempo depois. Quem se organiza no roteiro, não foge do tema. E use exemplos, cite casos da mídia sobre o assunto, mostre que leu sobre e sabe de tudo um pouco. Os melhores textos são os que têm dados, estatísticas, são os que têm conhecimento de mundo.

- Divida a estrutura do texto. Essa dica poderá ajudar muito no dia da prova, mas é fundamental que você a utilize durante o período de estudos, para treinar. Um exemplo é no jornalismo, que tem o lead - o que, como, onde, quem, e porque, isso é a base o jornalista usa para escrever, ou seja, se não tiver essas informações o texto não fecha. Faça isso, use uma estrutura lógica para contar algo. Como ENEM não é jornalismo, o texto tem que conter: Introdução, desenvolvimento, e conclusão.

- Utilize a interdisciplinaridade (faça ligação do tema com coisas do cotidiano e de vivência que representam as pessoas). Sugere-se uma disciplina na introdução para poder contextualizar o tema, e outra no desenvolvimento.

Resumindo a base da construção de um texto: Introdução (o quê). Desenvolvimento (como) Conclusão (porque, efeito final). A introdução abre o texto. O desenvolvimento o explica, e a conclusão fecha a discussão do tema.

Bom, depois destas dicas, o CN deseja boa sorte aos candidatos no ENEM 2018!



correiodonorte
teste 6.jpg


site cópia não autorizada.png

teste 6.jpg

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte