,
HOMENAGEM

Sagrado, 100 anos de realizações significativas

Texto oferecido aos ex-diretores da escola

Lenita Fuck
Foto: Acervo: Fátima Santos
Ex-diretores da escola: James Brey, Regina Weinert, Maria Goreti Kuminek, Marcia Bechel, Laureci de Fátima Fuck, Cleceria Baluta e Evelin Schelbauer Muller

O Sagrado busca entrelaçar em suas atividades - linhas catedráticas de ação da escola - de planejamento curricular - de planejamento de ensino - atividades direcionais, metódicas e sistematizadas que será empreendida pelo professor junto a seus alunos pela busca de propósitos definidos.

A atuação do professor do Sagrado é intensa - elabora e organiza planos em diferentes níveis de complicação para atender, em classe, seus alunos. Pelo envolvimento no processo ensino-aprendizagem, ele estimula a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o que permita suas possibilidades e necessidades.. Muitos dos profissionais elegeram como seus mandamentos na licenciatura de aulas no Sagrado o desenvolver habilidades necessárias à vida em comum com os colegas - isso proporciona, entre outros aspectos, crescimento profissional, ajustamento às mudanças, exercício da autodisciplina, responsabilidade e união em nível de decisões conjuntas. A tomada de decisões nas atividades bem planejadas possibilita melhores resultados - em consequência, maior produtividade. A grande meta do Sagrado é fazer a interação professor e aluno - que é o suporte estrutural, cuja dinâmica, concretiza o fenômeno educativo. A meta do (a) professor (a) é planejar o que pode pôr em prática, de maneira que possa selecionar o que é melhor, adaptando tudo isto às necessidades e interesses de seus alunos, por isso faz plano de curso - plano de unidade e planos de aula.

Os alunos do Sagrado participam de campanhas, pois são humanos e não são de maneira alguma os tijolos que assentam a escola.- num futuro próximo - depois do nono ano - saem crianças pensantes, pois ao trabalharem mais tarde precisarão ser mão de obra qualificada, capaz de pensarem criticamente e se adaptarem às transformações do que acontece. O aluno do Sagrado tem o papel de protagonista de sua aprendizagem ao lado de seu professor. Os verdadeiros conhecimentos do mundo real são passados dentro da sala de aula, através de inúmeras atividades lúdicas, a fim de que o aluno possa fazer a intermediação com gosto e com significação para a vida. Assuntos ganham destaque nos comentários dos alunos quando aprendem sobre a superprodução de lixo e alternativas ao desperdício - tudo com o auxílio da tecnologia - a qual foi diagnosticada como aliada do ensino.

A história dos cem anos está alicerçada por gente forte - de fibra - capaz - nobre e de excelência. O Sagrado vem promovendo ações que estimulam a inovação - atividades lúdicas inseridas em um projeto pedagógico de maneira criativa podem ajudar a conquistar bons resultados

Há dez décadas o Sagrado proporciona segurança, tranquilidade oferece soluções integradas e adequadas a cada necessidade, atuando nas áreas de vigilância patrimonial, segurança para a criança, estudo contínuo para professores, reestruturação da parte escrita com objetivos - metas - missões atualizando esse planejamento com as necessidades da criança do momento. Por meio de investimentos em inovações tecnológicas o Sagrado prioriza o aperfeiçoamento anual de mais de mil alunos e a diversificação do portfólio curricular - de atividades - de avaliações e de metas. Assim, consolidamos o Sagrado como uma escola de excelência. Propondo a aquisição da sabedoria o Sagrado traz junto aos objetivos recentes - outros objetivos do passado que também são trabalhados em atividades diárias - a trindade simbólica do passado - em tempos das Irmãs Franciscanas trabalhando também com o estudo religioso (valorização da vida - do meio ambiente - da fraternidade - da doação...)- o valor do patriotismo (horas cívicas - momentos de reflexão sobre as boas maneiras, hábitos saudáveis, sobre ser alguém da paz e do bem...) e da liberdade (se expressando - fazendo com seu estilo próprio as suas atividades - usando da criatividade - podendo ir e voltar de dependências do Sagrado...).

Prevalecem entre muita gente valiosa - o prazer de fazer parte da história do Sagrado e o dever do reconhecimento desta Instituição - para estes - uma homenagem a altura - à causa de uma Nobreza incalculável em trabalhos pela Instituição por parte das Irmãs - dos professores - diretores - profissionais ligados à educação - profissionais de manutenção e os elementos mais importantes - a criança e o adolescente.

Desde cedo, nas luzes de um lar fulgurante, de um internato - alunas receberam lições de autorrealização sob a direção de renomadas Irmãs Franciscanas. A família tipicamente brasileira, expressão da miscigenação étnica que enobrece nossa formação social e faz a nossa grandeza, teve no Sagrado a chance de formar sua identidade, participar e compartilhar sua cultura . Essa passagem de anos - de projetos humanos - de sonhos almejados foi notável e louvável para quem participou do Sagrado . O Sagrado ousou sempre - foi além - buscou por ultrapassar os limites e hoje é reconhecido - honrado - respeitado e homenageado.

Na sabedoria da cátedra da maioria do povo Canoinhense tem a marca do Sagrado.

Toda vez que acende a luz da Inovação e de Metas do Sagrado há um curto-circuito de democracia, pois todos querem participar - aqui há também boa parte do sucesso - a família na escola.

O Sagrado talha e cose com a linha civilizatória de regulação das conflituosas ocorrências e consegue pacificar mostrando que cada um é significativo no processo de ensinar ou aprender.

O Sagrado é fruto de uma época de projeção embasada na fé - nas coisas dignas - na sensibilidade do ser humano - na esperança de um futuro melhor - numa didática motivacional...

Na origem inspiradora das leis - normas - informações - PPP do Sagrado pessoas sábias traçaram as mais significativas rotas - direções - caminhos e precauções.

O Sagrado não fez a ruptura histórica que trouxe como lema a igualdade, a liberdade e a fraternidade - fez além - incorporou essa trindade de valores junto às suas metas almejadas.

Num estilo que é todo seu, o Sagrado elimina o lero-lero, seja falando de Alceu, de Tobias ou Romero - o que o Sagrado mesmo quer é mãos à obra e ao trabalho.

Os ex-alunos do Sagrado reconhecidos como entusiastas dessa homenagem, lembram, perpassados de nostálgica afetuosidade, que as aulas eram espetaculares, os professores inesquecíveis e esse foi um tempo bom - valioso que hoje se encontram em memórias e em corações Canoinhenses - se sentem privilegiados - e isso tudo - com todos - o Sagrado recebeu a generosidade em sua preservação - Povo do Sagrado um exemplo maior, de um inexcedível paradigma, que ultrapassa a centúria, exuberante em inteligência, cultura, patriotismo, incomensurável amor à liberdade e irrevogável compromisso com a criança- o adolescente, enfim com a comunidade escolar. Cada administrador (a) - diretor (a) teve sua hora de coragem defendendo causas e questões importantes - cada um honrou e dignificou o seu compromisso com a escola e com o pessoal da escola - cada um exerceu com alto brilho da sua inteligência e elevada cultura a sua função dentro da escola e quando se dão conta do que estão fazendo, fazendo tantas vezes e só depois de muito tentar conseguem esmero, mas lembram que 'a rocha talvez foi 100 vezes martelada, sem que uma única rachadura aparecesse. Mas na centésima primeira martelada a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes' e assim numa sequência histórica - todos se dão as mãos - nada seria tão Majestoso se do início até agora - não tivesse tido tão significante continuação e empenho.

Nesse momento - de 100 anos - faz-se um momento especial de renovação - lembra-se da ajuda de Deus - na sua infinita sabedoria que deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano - ano em ano - e isso já é graça para os 100 anos. Nesse ano de festança aos 100 anos - o Sagrado renova a chance de obter mais crianças para cultivar - poderá ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores, suportar velhos problemas, sorrir novos motivos e chorar outros, porque educar e ajudar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Vidas - dádivas de Deus - números imensuráveis passaram pelo Sagrado - amadureceram - são gratos -reconhecidos - são fortes e destemidos. Quantos sofreram indo além de seus limites - amadureciam somente depois de muita renúncia. Quantos aprenderam tudo em tempo escolar e mundo afora - lembram-se dos erros para não repeti-los - escolhem novos rumos e no fim verificam que tudo estava mais perto, mais fácil de arrumar - estava no interior de si mesmas - a resposta e a força para encontrar a saída. Muitos não tiveram a vida perfeita, mas souberam se superar - usaram as lágrimas para irrigar a tolerância - as perdas para refinar a paciência - as falhas para esculpir a serenidade - a dor para lapidar o prazer e os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Ao falar do Sagrado muitas pessoas falam que o coração pulsa mais forte, seus olhos brilham e suas mãos se entrelaçam para agradecer tão grande chance que todos tiveram de ter passado pelo Sagrado. Parabéns Sagrado e que venham mais 100 anos...







CN Online -Lateral.jpg





site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte