,
Canoinhas

Empregos temporários de fim de ano movimentam economia local

Parceria entre Prefeitura, Sindilojas, CDL e ACIC garante ações e eventos para fomentar economia em Canoinhas

Bruno Marcinichen
Foto: Reprodução
Vagas temporárias de empregos para o época do natal deve impactar na economia da região

O cenário econômico local deve ser fomentado pelas ações planejadas pelo Sindicado do Comércio Varejista de Canoinhas (Sindilojas) em parceria com a Associação Empresarial De Canoinhas (ACIC), a Câmera dos Dirigentes Lojistas de Canoinhas (CDL), e a Prefeitura do Município. Eventos devem resultar no crescimento de vendas no final do último trimestre, também impulsionado pelas vagas temporárias de empregos.
Ao contrário da perspectiva nacional, que demonstram uma tendência de estagnação para este fim de ano, no estado de Santa Catarina o cenário é mais animador. "Estamos efetuando um crescimento acima da média nacional e com isso a massa salarial acaba se desenvolvendo junto", comenta Carlos Burigo, Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Canoinhas (Sindilojas) e Vice Presidente do Planalto Norte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).
A abertura de vagas temporárias de empregos para o fim de ano também deve impactar nos números da região. "Aquecendo as vendas e aumentando os empregos, principalmente os temporários de final de ano, o Sindilojas como entidade representativa do comércio, deseja fomentar o comércio da região através de varias ações", ressalta Burigo. 
Realizada pelo Sindilojas, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garantiu a legalidade para abertura do comércio aos domingos e feriados da nossa região também teve resultado expressivo. "Estamos trabalhando em parceria com outras entidades, planejando varias ações em conjunto, uma delas é a criação do sábado legal, onde o comércio poderá abrir neste sábado, feriado de 12 de outubro", comenta Burigo.
Várias ações e atrações culturais devem acontecer na cidade, uma delas é o Natal da Paz, que visa atrair para o município clientes de toda a região. "Canoinhas tem um comércio eficiente, diversificado e muito amplo, com todas estas ações trabalhadas em conjunto com as entidades parceiras, Canoinhas se destaca para se tornar um centro comercial de referência em toda nossa região", finaliza Burigo. 

Natal da Paz
Resultado de uma parceria entre Prefeitura de Canoinhas, Sindilojas, CDL e ACIC este ano acontece em Canoinhas a terceira edição do Natal da Paz. A programação inicia no dia 29 de novembro com desfile coreográfico, participam 24 alas do evento. A fim de movimentar o Centro em mais oportunidades, o show neste ano não será no mesmo dia do desfile. "Abriremos a programação com o desfile na sexta. E no domingo se apresentam gratuitamente a dupla João Bosco e Vinícius", afirma o prefeito Beto Passos.
Consolidado como um dos maiores de Santa Catarina, o Natal da Paz atrai uma verdadeira multidão às ruas do Centro de Canoinhas movimentando o comércio local. Durante várias semanas que antecedem o Natal, acontecem atividades gratuitas para a população com o objetivo de manter as pessoas na cidade a fim de prestigiarem as atrações e a diversão que o Natal traz.
Como nas edições anteriores deste projeto, várias empresas e entidades se mobilizam em apoiar patrocinando a iniciativa. "Não há dinheiro público no pagamento do show. A força que Canoinhas mostrou em 2017 e 2018 ao unir-se para celebrar tantos bons momentos nos aponta que o caminho a seguir é este da colaboração também em 2019", ressalta o prefeito. 

Cenário Nacional
A média de salário deve ser de R$ 1.597. Entre as funções mais procuradas estão as de ajudante (31%), vendedor (26%), balconistas ou atendente de loja (9%), motorista (6%), caixa (4%) e estoquista (4%). Em média, a jornada de trabalho deve ser de oito horas diárias. O período de contratação deve ser mais forte em novembro, citado por 29% dos empresários. Mas também há aqueles que se anteciparam e admitiram em agosto (8%) e setembro (14%). Outubro é o mês ideal para 23% deles e outros 14% vão deixar para dezembro. Os dados são da pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que devem ser criadas 103 mil vagas de emprego nos setores varejista e de serviços até o final do ano. O reforço é destinado a atender o aumento da demanda com o Natal e o período de festas em lojas, supermercados, e outros estabelecimentos.


correiodonorte
teste 6.jpg


site cópia não autorizada.png

teste 6.jpg

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte