,
Canoinhas

Espetáculo 'Traga-me a cabeça de Lima Barreto' se apresenta no município

Apresentação da Cia dos Comuns traz artistas do Rio de Janeiro e Bahia ao Projeto Palco Giratório em Canoinhas

Da Redação
Foto: Reprodução
Espetáculo tem entrada gratuita, apresentação será na SBO às 19h30

O Espetáculo premiado "Traga-me a cabeça de Lima Barreto" se apresenta em Canoinhas nesta quinta feira, 10 de outubro, às 19h30 na Sociedade Beneficente Operária (SBO).
Apresentação integra o etapa do Projeto Palco Giratório, do Serviço Social do Comércio (SESC LER) de Canoinhas, que traz espetáculo gratuito para população. 
A entrada é gratuita e a classificação etária é de 14 anos, com duração de 1 hora.

Sinopse
Inspirada livremente na obra de Lima Barreto (13/5/1881*1/11/1922), especialmente em Diário Íntimo e Cemitério dos vivos, "Traga-me a cabeça de Lima Barreto" é um monólogo teatral, com interpretação de Hilton Cobra, autoria de Luiz Marfuz e direção de Fernanda Júlia, que reúne trechos de memórias impressas em suas obras, entrecruzadas com livre imaginação. O texto fictício tem início logo após a morte de Lima Barreto, quando eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer "como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias - romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios - se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?". A partir desse embate com os eugenistas, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas. 

Cia dos Comuns
Criada em 2001 pelo ator Hilton Cobra, a Cia. dos Comuns é um grupo de teatro formado por atrizes e atores negros com a missão artística e política de desenvolver uma pesquisa teatral negra que possibilite maior conhecimento da nossa cultura, além de estimular o apuro técnico e ampliação do espaço de atuação profissional de artistas e técnicos negros no mundo das artes cênicas. É responsável pela encenação dos espetáculos A roda do mundo, Bakulo - Os bem lembrados, Candaces - A reconstrução do fogo (Prêmio Shell de melhor música), Silêncio e Traga-me a cabeça de Lima Barreto, sempre cumprindo temporadas populares no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras. Também realiza projetos extrapalco, como o Fórum Nacional de Performance Negra (BA), encontro de diretores de grupos de teatro e dança negros (em parceria com o Bando de Teatro Olodum/BA) e Olonadé, a Cena Negra Brasileira (RJ), mostra de teatro e dança negros.


correiodonorte
teste 6.jpg


site cópia não autorizada.png

teste 6.jpg

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte