,

Ainda não há prazo final para o cadastramento biométrico em Canoinhas

09 Fevereiro 2018 11:01:00

Eleições de outubro deste ano não exigirão biometria nas cidades atendidas pelo Cartório da 8ª Zona Eleitoral

CANOINHAS
Foto: Thaís Guimarães

Muitos canoinhenses estão preocupados com realização do cadastramento biométrico, enfrentando filas e espera de até três horas para realizar o procedimento no Cartório da 8ª Zona Eleitoral, como ocorreu esta semana. Mas os eleitores podem se organizar com calma para fazer o cadastramento - ainda não há prazo final determinado pela Justiça Eleitoral.

Com o fim do prazo em outros lugares do país, como na Bahia na última quarta-feira, 31, e noticiários mostrando imagens de filas de eleitores correndo contra o tempo para evitar sofrer as consequências da falta de cadastramento nessas regiões, muita gente se confunde ou se preocupa, embora esses prazos variem muito.

De acordo com o chefe de cartório da 8ª Zona Eleitoral de Canoinhas, Fabiano Belinski, esse prazo provavelmente só será definido no ano que vem. Quanto às eleições de outubro deste ano, a biometria não será exigida nas cidades atendidas por esta Zona Eleitoral - Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras. "Quem não fez o cadastramento biométrico vai poder votar normalmente nestas eleições, não terá título cancelado e nenhuma outra consequência", explica.

Ainda segundo ele, quando o prazo foi definido, o Cartório contará com mais estrutura para atender um volume maior de eleitores mais rapidamente. Hoje, o espaço conta com apenas cinco atendentes e, por isso, o tempo de espera pode ser grande se houver muita gente buscando o atendimento ao mesmo tempo.

O cadastramento deve prosseguir até o final de abril deste ano e será interrompido em maio, assim como as requisições de novos títulos de eleitor, respeitando o calendário eleitoral. Depois das eleições, procedimento será retomado pela 8ª Zona Eleitoral.

Para evitar uma grande espera, o eleitor que for fazer o cadastramento biométrico pode agendar o atendimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (www.tre-sc.jus.br) ou pelo número 0800 647 3888, das 13h às 19h. Quem está indo diretamente no Cartório Eleitoral, sem agendamento, retira senhas que são entregues no local. No entanto, há um limite de senhas por dia.

Balanço

Até a última quarta-feira, 31, mais de 13 mil pessoas já haviam realizado o cadastramento biométrico em Canoinhas, o que representa 32% do eleitorado local. Em Bela Vista do Toldo, 16% dos eleitores fizeram a biometria; em Major Vieira, 29% dos eleitores; e em Três Barras, perto de 24% do eleitorado está com a biometria cadastrada.


Imagens


correiodonorte





site cópia não autorizada.png

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9659-4455

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte