,
ELEIÇÕES 2018

Pesquisa eleitoral aponta expressivos 46% de eleitores catarinenses indecisos

06 Setembro 2018 22:21:00

Levantamento aponta a preferência do eleitor de Santa Catarina para a presidência da República no primeiro cenário sem o nome do ex-presidente Lula (PT)



O projeto Cobertura Eleições SC 2018 - Jornais Impressos e Digitais apresenta o resultado de mais uma pesquisa de opinião pública com a intenção de voto dos catarinenses. Desta vez é apontada a preferência do eleitor para o cargo de presidente da República. O levantamento foi encomendado pelo Grupo RIC/RIC TV e Fecomércio/SC, e tem a parceria da Associação dos Jornais do Interior (Adjori-SC) e da Associação de Diários do Interior (ADI-SC), além de veículos independentes. O estudo foi realizado pela empresa Real Time Big Data, de São Paulo. 

Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto para a presidência da República realizada em Santa Catarina que não tem o nome do ex-presidente Lula no pleito.

Na espontânea, quando não se apresentam os nomes dos candidatos, Jair Bolsonaro (PSL), aparece com 23% das intenções de voto, abrindo uma larga vantagem em relação ao segundo colocado Geraldo Alckmin (PSDB), que obteve apenas 5%. O candidato do PSDB, partido que tradicionalmente obtém a maior votação para presidente em Santa Catarina, está próximo de João Amoêdo (NOVO), que registra 4% das intenções de voto. Este último ainda bastante desconhecido da população.


Álvaro Dias (Podemos), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) aparecem no mesmo nível na pesquisa espontânea, todos com 3%. Na prática, deixando de fora o candidato Jair Bolsonaro, os demais estão em empate técnico pela margem de erro.

Apesar de já estar no ar a propaganda eleitoral de rádio e TV, 46% dos entrevistados ainda estão indecisos e 10% disseram votar em branco ou anular o voto.


Estimulada

Mesmo quando são apresentados os nomes dos candidatos, na pesquisa estimulada, a situação não muda significativamente.Bolsonaro (PSL) avança um pouco mais e chega aos 29%. Alckmin (PSDB) chega aos 9% e sua concorrente mais próxima passa a ser Marina Silva (REDE), que aparece com 7%. João Amoêdo (NOVO), com 6%, cai para a quarta posição. Álvaro Dias (Podemos)está empatado com Ciro e Haddad na marca dos 5%. Henrique Meirelles, que sequer foi lembrado pelos entrevistados na espontânea, vem na lanterna com apenas 2%.

Outros candidatos foram citados por apenas 1% dos pesquisados. No cenário estimulado o número de indecisos diminui, ficando em 15%. Por outro lado, o índice de brancos/nulos sobe para 16%.



Dados da pesquisa

A pesquisa tem a parceria da Associação de Diários do Interior (ADI-SC) e a Associação dos Jornais do Interior (Adjori-SC) para divulgação, e integra o projeto Cobertura Eleições SC 2018 - Jornais Impressos e Digitais. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) sob o número SC-04745/2018, a pesquisa quantitativa teve como base 1.110 entrevistas, realizadas nas cinco regiões do estado: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, Sul e Oeste, nos dias 1, 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança chega a 95%.


Cobertura Eleições SC 2018 - Jornais Impressos e Digitais

Equipe editorial: Andréa Leonora (ADI/SC)

Douglas Rossi e MuriciBalbinot (Adjori/SC)

Arte: Allan Salvatti (Adjori/SC)


Imagens



correiodonorte





site cópia não autorizada.png

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9659-4455

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte