,
TRÂNSITO

Saiba como funcionará o Estacionamento Rotativo em Canoinhas

O estacionamento rotativo voltará a funcionar nas ruas de Canoinhas.

ASCOM/PMC
Foto: Arquivo CN

A expectativa é que a cobrança do Rotativo inicie em até 45 dias, prorrogáveis por mais 15 - prazo que a empresa tem para implantar o novo sistema que terá mudanças neste ano. Entre as principais novidades estão a modernização do sistema e a opção de pagamento proporcional ao período em que o motorista estiver ocupando a vaga.

A empresa vencedora da licitação e que vai operar o estacionamento Rotativo em Canoinhas assinou contrato nesta quarta-feira, 21, com o Município. A Hipper Off, que atuou na cidade durante o contrato emergencial, assumirá o sistema pelos próximos 10 anos. 

"É desejo do Poder Público, comércio e empresários o retorno do Rotativo, mas isso não aconteceu até agora porque o Tribunal de Contas do Estado exigiu que regularizássemos a situação do Estacionamento que foi criado em 2008 de maneira irregular, de acordo com o TCE. O tribunal exigiu a contratação de um estudo de viabilidade do Rotativo", explica Passos. "O estudo foi realizado e as alterações, portanto, estão seguindo as orientações do TCE", pontua o prefeito.


Uso do Aplicativo

A partir deste ano, por aplicativo, os motoristas poderão pagar pelo estacionamento proporcional ao tempo usado pela vaga. "O motorista baixará o aplicativo e vai comprar créditos para usar. Ao estacionar, aciona o aplicativo e quando voltar encerra o uso pagando somente pelo que utilizar", explica.


Compra de créditos

O crédito para estacionar poderá ser comprado no aplicativo, nos parquímetros que serão instalados nas principais ruas do Centro e, na forma de cartões, na concessionária ou postos de venda no comércio. "Quem tiver cartões antigos terá o prazo de 90 dias para trocar por crédito de estacionamento", informou o prefeito.

Idosos e deficientes terão gratuidade nas duas primeiras horas a fim de garantir a rotatividade nestas vagas também. Ainda haverá alterações nos horários e vagas para carga e descarga.


Vagas de curta duração

Com a extinção das chamadas "vagas de farmácia" pela legislação brasileira, estas foram transformadas em vagas de curta duração. Nelas, os motoristas poderão estacionar por até 15 minutos, acionando o pisca alerta do veículo. A diferença é que o condutor poderá ir a qualquer lugar, sem a obrigatoriedade de usar exclusivamente a vaga para compras nas farmácias.


Ampliação das áreas

Está prevista ainda no edital a possibilidade de ampliação das áreas do Rotativo conforme a necessidade. Caberá à empresa sinalizar com pintura e placas a área do Rotativo como também a instalação de parquímetros e repassar parte da arrecadação à prefeitura - o recurso será usado para a manutenção e melhorias no trânsito.



correiodonorte





site cópia não autorizada.png

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte