,
EQUINOS

Cabanha de Canoinhas é destaque no Freio de Ouro 2018

05 Setembro 2018 14:48:00

Égua Independência do Espigão foi vencedora da principal prova da raça crioula no país

CANOINHAS

O temperamento dócil e a regularidade da égua Independência do Espigão nas provas enfrentadas no domingo, 26, em Esteio (RS), renderam à Cabanha do Espigão, de Canoinhas, o título máximo do Freio de Ouro 2018. Conquista inédita do criador José Ademir Pereira, que há dez anos participa da competição.

Realização da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o Freio de Ouro é considerado hoje uma das maiores competições de cavalos do mundo, e é exclusiva da raça crioula. É formada por um conjunto de provas que testam a doma, a resistência, a docilidade, a aptidão e a coragem, que formam a funcionalidade do cavalo crioulo. É onde se comprovam as habilidades do cavalo e do ginete.

Na categoria dos machos, o vencedor deste ano foi o cavalo JA Libertador, do Condomínio JA Libertador, de Porto Alegre (RS), que conquistou o bicampeoanto, façanha inédita na competição.

Já entre as fêmeas, a Independência do Espigão, da Cabanha do Espigão, de Canoinhas, venceu pela primeira vez um Freio de Ouro. Guiada pelo ginete Daniel Teixeira, obteve média 20,907 na competição, impressionando os jurados.

Para o criador e expositor responsável pela campeã, esta foi uma conquista bastante comemorada, uma vez que a Cabanha participa do evento há anos e já reunia outras colocações. O trabalho com a égua Independência do Espigão foi desenvolvido ao longo de sete meses, segundo Pereira, e envolveu várias pessoas. "Há toda uma equipe ligada a essa conquista. Tem o treinador, o veterinário, pessoas muito competentes. Essa vitória é resultado de todo esse esforço", comenta Pereira.

As finais do Freio de Ouro 2018 foram prestigiadas por mais de 30 mil pessoas, segundo a organização do evento. De acordo com a ABCCC, 23 mil exemplares correram esse ciclo, até serem sacramentados os quatro melhores machos e quatro melhores fêmeas, nas decisões do final de semana. Os vencedores são contemplados com os títulos Freio de Ouro, Freio de Prata, Freio de Bronze e Freio de Alpaca.





correiodonorte





site cópia não autorizada.png

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte