,
Agricultura Familiar

Do campo para a merenda escolar

02 Maio 2019 16:05:00

Produtores rurais de Canoinhas contribuem para a alimentação das crianças nas escolas do município

Elisandra Carraro Canoinhas

A agricultura Familiar está cada vez mais presente no dia a dia de que vive na área urbana. Nas Escolas e Centros de Educação Infantil (Ceis) da Rede Municipal de Ensino (RME) de Canoinhas isto também é realidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação os produtores rurais entregam verduras e legumes que são selecionados para ser utilizados na Merenda Escolar. 

Cristiane Herbst Mota atua há 16 anos como nutricionista da alimentação escolar, é atualmente é nutricionista da Secretaria de Educação da Prefeitura de Canoinhas, ela comenta que os agricultores desenvolvem um trabalho muito bonito, mas com muitas dificuldades, inclusive climáticas. "É um trabalho em parceria para dar tudo certo. Aprendemos com o tempo trabalhar com os agricultores familiares e eles a trabalhar conosco tudo é uma conquista, sobretudo quando se trata de hábitos de alimentação saudável na vida das nossas crianças"disse.

Cristiane comenta que o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação atende diariamente com alimentação escolar 38 Unidades Escolares e 4 extensões (6.036 alunos), totalizando no ano o servimento de aproximadamente 4 milhões de refeições.

Para garantir a quantidade e qualidade da refeição oferecida aos alunos são investidos na compra de alimentos mais de 2,5 milhões ao ano, dos quais 1,5 milhões são de recursos próprios da Prefeitura. "Mais de 50% dos recursos federais são investidos na compra de alimentos dos agricultores da região, como a maioria dos legumes e verduras. Muitas frutas e verduras fornecidas para a alimentação escolar já possuem o certificado de orgânico" destaca a nutricionista.

Para adquirir os produtos da agricultura familiar as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação fazem uma análise dos alimentos que fazem parte do hábito alimentar; quais os alimentos que são produzidos na nossa região e quais deles os agricultores realmente podem oferecer. A partir dessa pesquisa dos alimentos, o Setor de Licitações realiza uma ou mais chamadas públicas ao ano para adquiri-los por meio dos agricultores da região.

Os alimentos da agricultura familiar são utilizados com muito cuidado e carinho pelas cozinheiras das unidades escolares em preparações como saladas, sucos, vitaminas, sanduíches, pães, ensopados, bolos, grelhados e estão em todos os horários, desde o café da manhã até o jantar.

"Além de beneficiar a saúde das crianças e melhorar o desempenho escolar, a alimentação oferecida hoje nas Escolas e Centros de Educação Infantil do nosso município contempla a participação de pequenos agricultores da região, colaborando para que permaneçam em suas localidades e se sintam mais motivados", finaliza Cristiane.


Imagens




correiodonorte





site cópia não autorizada.png

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte