,
Agricultura

IFSC Canoinhas realiza aula inaugural do curso de Agronomia

Sonho antigo de toda região do Planalto Norte, o curso de Agronomia do Campus Canoinhas tem o objetivo de preparar profissionais para atuarem em diversos segmentos do setor agropecuário

Foto: Elisandra Carraro
Vereador Cel. Mario, prefeito Beto Passos, Maria Clara Kaschny reitora do IFSC, Aline Heinz Ben pró-reitora de administração, Jefferson Schick coordenador do curso e Maria Bertilia diretora Geral do IFSC

Na tarde da última segunda-feira (11), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), lançou a aula inaugural do tão esperado curso de bacharelado em Agronomia. Com o tema "A nossa araucária e o nosso pinhão" a aula reuniu alunos egressos do curso, pessoas da comunidade, autoridades e professores e, teve o foco de defender a valorização econômica da araucária.

Sonho antigo de toda região do Planalto Norte, o curso de Agronomia do Campus Canoinhas tem o objetivo de preparar profissionais para atuarem em diversos segmentos do setor agropecuário, com conhecimento em sistemas de produção vegetal e animal e em preservação ambiental. "Para pensar que uma outra agricultura é possível, nós precisamos que os pequenos agricultores tenham melhores condições, precisamos reduzir os agrotóxicos e investir em sustentabilidade e produção de alimentos", enfatizou a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider.

Segundo a diretora do Campus Canoinhas, Maria Bertília Oss Giacomelli, o IFSC começou a planejar o curso desde que se instalou no município. "Sabemos da nossa responsabilidade enquanto única instituição pública da região a ter o curso de Agronomia", destacou.

Para o prefeito de Canoinhas, Gilberto dos Passos, o novo curso do IFSC vem ao encontro das necessidades locais. "O setor agropecuário tem grande potencialidade para a economia da região. Precisamos melhorar a qualidade dos produtos e potencializar o desenvolvimento de toda região", enfatizou o prefeito, que, durante o evento, reafirmou o compromisso do município em doar uma nova área para garantir a ampliação do IFSC em Canoinhas.


Alunos e comunidade

A aula foi inspiradora para o estudante Diogo Simão Sudoski, de 36 anos, que viu no IFSC a esperança de realizar o sonho de cursar Agronomia. Morador do município de Major Vieira, onde é atualmente vereador, Diogo vem de uma família ligada à agricultura, na produção e comércio agrícola. Depois do ensino médio, ele chegou a ingressar no curso de Veterinária, mas, como não era o que queria, acabou desistindo.

Então casado, com três filhas e trabalhando como caminhoneiro, o sonho foi ficando para trás, até o dia que soube que o IFSC ofertaria Agronomia em Canoinhas. "Em 2017, estava no caminhão, quando ouvi, na rádio, uma entrevista da diretora (Maria Bertília Oss Giacomelli) contando sobre o curso. Memorizei que uma vaga seria minha. Fiz o Enem no ano passado e aqui estou", contou Diogo, que ficou ainda mais animado depois da palestra. "É isso que espero do curso, que não seja algo 'enlatado', mas que seja dinâmico e abra a nossa mente, trazendo alternativas para a nossa realidade."

Em sua fala, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, também enfatizou a importância da Agronomia para o desenvolvimento e transformação social do país. "Que Agronomia vocês querem? Reproduzir o grande capital ou uma Agronomia para todos? Se for só para reproduzir, não teremos transformação. Para pensar que uma outra agricultura é possível, nós precisamos que os pequenos agricultores tenham melhores condições, precisamos reduzir os agrotóxicos e investir em sustentabilidade e produção de alimentos", enfatizou.

Imagens

Foto: Elisandra Carraro
Vereador Cel. Mario, prefeito Beto Passos, Maria Clara Kaschny reitora do IFSC, Aline Heinz Ben pró-reitora de administração, Jefferson Schick coordenador do curso e Maria Bertilia diretora Geral do IFSC
Foto: Elisandra Carraro
A maior parte dos alunos é da região
Foto: Elisandra Carraro
Diogo Simão Sudoski, após anos sem estudar, Diogo que era caminhoneiro realizou o sonho de cursar agronomia no IFSC



correiodonorte





site cópia não autorizada.png

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte