,
DOAÇÃO DE SANGUE

Petição online mobiliza população para a reativação do Hemosc Canoinhas

10 Maio 2019 14:35:00

Meta é de 750 assinaturas

Bruna Werle

A reabertura do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) é uma reivindicação de toda a população de Canoinhas e região desde o fechamento do posto de coleta de sangue, em janeiro de 2017. Lideranças partidárias, recentemente abraçaram a causa e encaminharam um pedido ao Governador do Estado, Carlos Moisése ao Secretário Estadual de Saúde, Helton de Souza Zeferino para a ativação do centro.

Para dar maior visibilidade da necessidade do posto na região, bem como o engajamento de toda a comunidade, foi criado uma petição na internet para atingir mais pessoas. A meta do abaixo assinado é chegar à 750 assinaturas. O link está disponível em https://bit.ly/2LJERvk

 A microrregião de Canoinhas é composta por 12 municípios, tendo uma população de 243.782 habitantes e o município de Canoinhas pouco mais de 52 mil segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2010), com uma densidade demográfica de 26 habitantes/ km².

Por que o Hemosc é importante? 

Diariamente muitas pessoas sofrem acidentes ou estão internadas por diferentes doenças e necessitam de transfusões sanguíneas. O sangue coletado pode ser fracionado em seus componentes sendo utilizado para vários pacientes de acordo com suas necessidades, não podendo ser substituído.

É um produto que não pode ser comprado e portanto, depende da solidariedade das pessoas. Além disso, o sangue humano tem tipos diferentes e os hemocomponentes têm validade definida, sendo que num dia podemos tê-los e em outros não.

O sangue é classificado em grupos de acordo com a presença ou ausência de um antígeno na superfície da hemácia. Os grupos sanguíneos mais importantes são ABO e Rh (positivo ou negativo). A incidência destes grupos varia de acordo com etnia, porque trata-se de um fator hereditário.

Em princípio, todos podemse candidatar à doação de sangue. Entretanto, nossa aceitação depende do cumprimento da Legislação vigente e de uma série de fatores que levam em conta o risco que a doação pode representar para a saúde do próprio candidato e para a saúde do indivíduo que vier a receber o sangue doado.





correiodonorte





site cópia não autorizada.png

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte