,
CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Sarampo e polio: municípios estão mobilizados na vacinação

06 Agosto 2018 10:25:00

Crianças de um 1 ano a menores de 5 devem receber a vacina, disponível nas unidades de saúde

SANTA CATARINA
Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira, 6, e vai até 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, lançada pelo Ministério da Saúde (MS). Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal.

No total, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas no Brasil. O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos no país. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

A madrinha da campanha deste ano é a Xuxa, eterna "rainha dos baixinhos". Na coletiva de lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, enfatizou que saúde é responsabilidade de todos. "Não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, nem das secretarias, dos profissionais ou dos médicos. Às vezes enfrentamos uma situação como essa, que nos traz um alerta, porque temos uma falsa impressão de que a doença foi eliminada do país. Mas é a cobertura vacinal elevada que faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar vacinando nossos filhos, para manter essas doenças longe do Brasil", ressaltou Gilberto Occhi.

Para atender a esse público, que é mais suscetível às doenças e suas complicações, foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões. Todos os estados do país já estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Em Santa Catarina, 339.800 crianças que integram essa faixa etária devem se imunizar. A vacina está disponível em 1.102 salas de vacinação de todos os 295 municípios catarinenses, que estarão com suas equipes mobilizadas para a campanha. Pela Regional de Saúde de Mafra, que abrange a região de Canoinhas, a população-alvo compreende 20.566 crianças nessa faixa etária. No 'Dia D' de mobilização, 18 de agosto, todos os postos estarão abertos das 8h às 17h.

O calendário nacional também prevê a vacinação de adultos contra o sarampo. Quem tiver até 29 anos e não completou o esquema vacinal na infância deve receber duas doses da Tríplice Viral, enquanto o adulto com idade entre 30 e 49 anos deve receber dose única.

A pessoa que desconhece sua situação vacinal deve ir até a unidade de saúde para tomar as doses previstas, de acordo com a sua faixa etária.




correiodonorte



SEPARADOR COLUNISTAS.png


site cópia não autorizada.png

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9659-4455

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte