,
Saúde

Sociedade Brasileira de Infectologia divulga comunicado sobre o coronavírus

Nova doença causada pelo novo coronavírus é uma pandemia

Da Redação

A Sociedade Brasileira de Infectologia divulgou um comunicado oficial, informando sobre a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que o COVID-19, nova doença causada pelo novo coronavírus (denominado SARS-CoV-2), é uma pandemia. 

Segundo o comunicado, isso já era esperado, pois a doença se espalhou rapidamente por todo o mundo. Também é afirmado que o momento da epidemia no Brasil é de prudência, não de pânico.

AS FASES EPIDEMIOLÓGICAS DA COVID-19

A epidemia é dinâmica e o Brasil é um país "continental". Diferentes cidades e estados podem apresentar fases distintas da epidemia. A primeira fase epidemiológica da COVID-19 é de "casos importados", em que há poucas pessoas acometidas e todas regressaram de países onde há epidemia. A 2ª fase epidemiológica é de transmissão local, quando pessoas que não viajaram para o exterior ficam doentes, ou seja, há transmissão autóctone, mas ainda é possível identificar o paciente que transmitiu o vírus, geralmente parentes ou pessoas de convívio social próximo. E finalmente pode ocorrer a 3ª fase epidemiológica ou de transmissão comunitária, quando o número de casos aumenta exponencialmente e perdemos a capacidade de identificar a fonte ou pessoa transmissora.


Confira o comunicado na galeria abaixo:

















CN Online -Lateral.jpg




site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte