,
Saneamento Básico

Três Barras possui novo Reservatório de Água

Com capacidade para 300m³, e aumentará a capacidade de disponibilidade de água tratada no sistema

Foto: Rodrigo Melo

Da redação com informações da ASCOM/TB

A Prefeitura de Três Barras e o SAMASA (Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental) inauguraram na última quarta-feira, 23, o novo reservatório da Estação de Tratamento de Água, localizada no Morro do Faria.

Interligada a antiga caixa de água da Estação de Tratamento de Água (ETA), a nova estrutura em aço de carbono - com capacidade para 300 m³ de água - praticamente duplica o abastecimento na cidade.

Agora com a reservação de 670 mil litros de água, a distribuição pode ser mantida por um período igual ou superior a quatro horas, em caso de pane no sistema. O investimento do Governo de Três Barras, na obra, foi de R$ 319,8 mil.

A falta de água no centro e bairros da sede do município de Três Barras, assim como na localidade do Km 06, deve ser suprida com o início das operações do novo reservatório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa).

Desde que a Prefeitura e o Samasa assumiram a responsabilidade sobre os serviços de água e saneamento do município, há quase uma década, foi nesta gestão que efetivamente ocorreram altos investimentos: mais de R$ 1 milhão entre obras e serviços em diversos pontos da cidade.

A iniciativa da prefeitura em construir um novo reservatório foi enaltecida por Diogo Borges, representante da direção da Empresa Brasileira de Saneamento (EBS), que é prestadora de serviços no Samasa. "Quem ganha é a população, pois o abastecimento de água terá mais autonomia, segurança e qualidade", comentou.

Gestor de operações da EBS no município, Osmar Cordeiro disse que a capacidade de reservação que antes ficava em torno de 15% nos horários de pico de consumo de água, agora passa a 50%.

De acordo com o diretor de Gestão de Recursos Hídricos do município, Ernani Wogeinaki, desta forma, se houver alguma interrupção necessária para possíveis consertos, exigindo a parada do sistema de distribuição, a retomada da distribuição de água acontecerá com maior agilidade. "Este reservatório significa mais eficiência na prestação de serviço", afirma.

A EBS - Empresa Brasileira de Saneamento é a responsável pela operação e manutenção do sistema de água e esgoto em Três Barras e trabalha em conjunto coma prefeitura de Três Barras.

Melhorias

Com o apoio do Governo do Município, a gestão do Samasa vem constantemente investindo na ampliação da rede de abastecimento, levando água para locais que até então não eram atendidos. A entrega da obra faz parte das comemorações do 58º aniversário do município.


Imagens


correiodonorte
teste 6.jpg


site cópia não autorizada.png

teste 6.jpg

JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte