,
Canoinhas

Área do cemitério de Taunay será desapropriada pelo Município

Prefeito de Canoinhas, Beto Passos, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira, 21, representantes da empresa WestRock: o diretor florestal da unidade de Três Barras, Heuzer Saraiva Guimarães, e o gerente corporativo de relações governamentais, José Sawinski Júnior. Na pauta, o cemitério de Taunay, localizado no interior do município.

A situação do Cemitério Taunay é um tema em que todos os envolvidos, comunidade, WestRock e Governo de Canoinhas, possuem um mesmo objetivo, ou seja, que o cemitério esteja regularizado para permitir novos sepultamentos.

As tratativas e a solução foram consensuais e alinhadas em seu direcionamento futuro: o Governo do Município de Canoinhas e a WestRock trabalham em parceria para solucionar a questão pensando no bem da comunidade. 

"Vamos desapropriar amigavelmente o imóvel e regularizar a área para que o espaço continue sendo usado pela comunidade que poderá realizar sepultamentos no local e prestar homenagens aos entes queridos", garantiu o prefeito Beto Passos. 

O chefe do Poder Executivo já havia anunciado que iria decretar de utilidade pública o imóvel, mas para que isso seja possível é preciso avançar em algumas etapas. 

O procurador do Município, Antonio Augusto Martins Weinfurter, explica que a empresa fará levantamento documental do imóvel. Somente com as informações oficiais do terreno será possível publicar decreto de utilidade pública. Após esta etapa uma comissão fará avaliação, pois a desapropriação, embora amigável, vai gerar custos ao Município. Com a escritura pública em mãos, prefeito Beto Passos fará a adequação da área para então doação do cemitério à Associação de Moradores da localidade. 

?"Tenho profundo respeito pela memória e pela história das pessoas que aqui viveram e também por seus familiares. Entendo que há uma demanda para que o cemitério continue ativo, mas para isso, é preciso regularizá-lo. Assim que soube desta situação entramos em contato com a WestRock para resolver a situação de maneira que possamos manter operante aquele local tão importante para a comunidade", salienta o prefeito Beto Passos. 

Participaram da reunião na prefeitura de Canoinhas o prefeito Beto Passos, os representantes da empresa Heuzer Saraiva Guimarães e José Sawinski Júnior, o presidente da Câmara, Gil Baiano, o procurador do Município, Antonio Augusto Martins Weinfurter e o secretário de Planejamento, João Linzmeier.





1.jpg



2.jpg

CN Online -Lateral.jpg


1.jpg




site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte