,
MEMÓRIA

A histórica casa vermelha da família Pacheco, de Três Barras

Casarão em 2008

A famosa casa vermelha, ficava localizada na localidade do Bugre, no interior de Três Barras. Acompanhado do youtuber Júnior Decol, que é conhecedor das histórias dos antigos casarões da região, o CN foi até o lugar onde hoje restam apenas ruínas da casa vermelha, e pôde ter uma dimensão da grandiosidade e imponência dessa construção, datada do início do século passado, que pertenceu ao casal Bemvindo e Maria Pacheco. A família, trabalhava com o cultivo de erva-mate e madeira.

Posteriormente, a propriedade em que ficava a casa foi vendida para uma empresa, e a casa vermelha serviu como alojamento de trabalhadores. Depois, a empresa mudou sua logística e a casa ficou desocupada. Com o passar dos anos, a estrutura foi se deteriorando, as paredes foram cedendo, até chegar na situação em que se encontra atualmente.

No Museu de Três Barras, na antiga Estação Ferroviária, existe um quadro em exposição, que antigamente decorava a casa vermelha. Segundo o coordenador do Museu, Carlos Eduardo Fiolek, o quadro foi doado para o acervo após uma pessoa ter tido uma visão de que este quadro deveria estar no Museu da cidade. Então a família entregou o quadro para o Museu em forma de doação.

Se você tiver uma casa centenária na sua família e queira registrar essa história, entre em contato com o Correio do Norte. 

FOTOS: Dayane Decol, Marcos Mizva e Facebook

A REPORTAGEM COMPLETA SOBRE O CASARÃO VERMELHO, NO CORREIO DO NORTE DESTA SEXTA-FEIRA, QUE JÁ ESTÁ NAS BANCAS

Imagens







2.jpg

CN Online -Lateral.jpg


1.jpg




site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte