logo RCN
agronegócio

Irineópolis tem primeira propriedade com certificação de estabelecimento livre de brucelose e tuberculose

A propriedade de Alessandro e Leticia Maidl foi a primeira de Irineópolis a receber o certificado de estabelecimento de criação livre de brucelose e tuberculose. A certificação é concedida pela Cidasc após análise do rebanho e cumprimento de exigências sanitárias.

A certificação é de adesão voluntária, mas traz ganhos do ponto de vista sanitário e econômico para os produtores. Ao certificar a propriedade, o produtor tem maior facilidade no transporte de animais e pode ter mais lucro na venda do leite, uma vez que alguns laticínios pagam um valor adicional pelos produtos de sanidade comprovada.

O prefeito Lademir Arcari, o gestor regional da CIDASC Canoinhas Zenon Mario Pieczarka, o médico veterinário da prefeitura, Paulo Chiarentin Bida e técnicos da equipe da Cidasc prestigiaram o ato de entrega do certificado aos produtores. O médico veterinário Mauriano Neppel foi o responsável técnico pela realização dos exames, o processo foi acompanhado pela médica veterinária da Cidasc, Carolina Pazda Dambroski.

A brucelose e a tuberculose são doenças que podem ser transmitidas tanto para os animais quanto para o ser humano, e que podem ser fatais. A transmissão pode ocorrer através do consumo do leite ou qualquer derivado vindo de um animal infectado. Com a certificação, o produtor garante a sua saúde, a da sua família e também a do consumidor, que tem a garantia de estar adquirindo um produto que foi feito seguindo as boas práticas agropecuárias e as medidas sanitárias adequadas.

Congresso aprova liberação de recursos para o Plano Safra 2021/2022 Anterior

Congresso aprova liberação de recursos para o Plano Safra 2021/2022

Belavistenses recebem cursos de tratamento de madeira Próximo

Belavistenses recebem cursos de tratamento de madeira

Deixe seu comentário