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MAFRA

Em Mafra, estudantes avançam nos estudos sobre os povos indígenas

Alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental São Lourenço, do município de Mafra, aprendem sobre povos indígenas, fizeram comparações com dias atuais e conhecem o significado das pinturas corporais.

Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano e identificar geograficamente as rotas de povoamento foi o objetivo do projeto “Os povos indígenas originários do atual território brasileiro”, desenvolvido na escola São Lourenço, em Mafra, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 

O tema foi trabalhado simultaneamente nas disciplinas de História e Geografia, e os alunos literalmente colocaram em prática aquilo que aprenderam na teoria, exercitando com mapas e identificando nos mesmos a localização das primeiras rotas. 

Inicialmente as aulas foram focadas na identificação dos grupos humanos que povoaram os continentes, especificamente nos grupos hominídeos americanos. A partir daí foram desenvolvidas as várias teorias sobre os povos americanos, explorando as possíveis rotas de travessia. “

Sobre as pinturas rupestres, o projeto auxiliou a desmistificar esteriótipos entorno dos diversos grupos indígenas. Foi explicado aos alunos que as tintas são feitas a partir de elementos naturais, como urucum e jenipapo, para os mais diversos fins, sejam eles rituais religiosos ou de guerra. 

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