Abrahão Mussi foi eleito o novo presidente; posse acontece no dia 2 de janeiro

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Três Barras da última quarta-feira, 21, última sessão do ano de 2022, foi realizada a eleição da mesa diretora para o biênio 2023/2024. Duas chapas estiveram na disputa. A chapa “100% Três Barras” teve o vereador Marcos Rogerio de Paula (PL) como candidato à presidente, Junior Canani (PSC) como vice, Laudecir José Gonçalves (PL) como primeiro secretário e Josi Gazaniga (MDB) como segunda secretária. Já a chapa “Três Barras Sempre” foi formada por Abrahão Mussi (UB) como candidato à presidente, tendo Ernani Junior (UB) como vice, Carla Shimoguiri (PDT) como primeira secretária e Dani Krailing (PP) como segunda secretária.

Após protocoladas as chapas junto à secretaria da Casa, um a um os vereadores se dirigiram à urna para escolher uma das chapas, em votação fechada. Por 6 votos a 5, a chapa “Três Barras Sempre” foi a vencedora. Após a contagem dos votos, alguns vereadores utilizaram a tribuna para se manifestar a respeito do resultado.

O vereador Marcos Rogerio de Paula agradeceu aos votos recebidos pela chapa encabeçada por ele, e destacou que uma semente foi plantada. “Quero agradecer aos cinco votos que nós tivemos na eleição de hoje, e dizer que hoje nós plantamos uma semente para que daqui a um ano e meio. Na política não existem perdedores e não existem ganhadores, e hoje nós plantamos uma semente, e podem ter certeza vereadora Josi, vereador Junior Canani, vereador William e Vereador Barriga. Saibam que para daqui um ano e meio temos uma semente plantada, e o que muitas pessoas pensam hoje, talvez não vão pensar assim amanhã”, destacou.

O presidente eleito Abrahão Mussi destacou seu compromisso com o município e afirmou que será um presidente atuante. “Quero agradecer aos seis votos que eu tive nessa eleição de presidente da Câmara, e reforçar que o meu compromisso com o município, principalmente é de fazer um bom trabalho aqui na Câmara, independentemente dos votos que a gente teve, os vereadores todos vão poder contar com um presidente atuante. Também quero agradecer a esse grupo, que desde a primeira eleição permanece junto, e acho que isso indica uma grande coisa. Esse grupo dos seis, que é o grupo que iniciou lá atrás, é o grupo que continua agora, e a gente sabe que dois anos se passaram e sempre ocorrem desgastes, mas na hora que precisa, esse grupo sempre está presente. Então eu quero agradecer a todos e me colocar à disposição também da comunidade e dos demais colegas vereadores e funcionários”, comentou Mussi.

O vereador Barriga também parabenizou o colega eleito presidente e cobrou para que em 2023, ou 11 vereadores possam cobrar juntos as ações do Executivo. “Quero parabenizar a chapa eleita, o Abrahão Mussi e os demais da chapa, e dizer que a democracia é isso, onde há um perdedor e um ganhador, e isso faz parte. Nós recentemente já perdemos a eleição com o Bolsonaro, então continuamos aí. Eu acho que a eleição da Câmara de Vereadores é alguém que vai sentar na presidência e conduzir os trabalhos, mas nós realmente dependemos dos 11 vereadores, para que os 11 cobrem o Executivo, porque hoje, infelizmente, nós estamos ‘jogando pás de asfalto nos buracos para os caminhões virem e compactarem’, então esperamos que no próximo ano não seja isso. Que nós vereadores façamos o nosso papel que é cobrar do executivo, que é buscar, que é discutir que é reivindicar, pois ninguém é amigo ou inimigo de ninguém, nós estamos aqui pelo povo, foi o povo que nos elegeu, então, eu gostaria de frisar isso, parabenizar novamente o Abrahão e dizer assim, que como é a nossa última sessão ordinária desse ano desejar um Feliz Natal a todos, um próspero ano novo, e que Deus nos abençoe”, concluiu Barriga.

A vereadora Josi Gazaniga cumprimentou a mesa diretora eleita, e comentou a fala do colega Abrahão. “Quero parabenizar a chapa vencedora nesta noite, em nome do novo presidente Abrahão, e quero desejar sucesso, e dizer o que disse o colega Barriga: democracia é isso! Fico feliz, e espero, porque o posicionamento de hoje no discurso do presidente da Câmara eleito, é realmente o que eu espero que aconteça, porque esses dias, apesar de ser apenas uma eleição do presidente da Câmara, talvez a população não saiba do que ocorreu nos bastidores. Então eu espero realmente que seja isso, que se respeite a democracia, e que a gente realmente possa trabalhar e continuar trabalhando como 11”, destacou Josi.

O vice-presidente da Câmara eleito Ernani Junior, cumprimentou os dois candidatos que estiveram na disputa, e frisou a importância de colocar os interesses da comunidade em primeiro lugar. “Quero primeiramente parabenizar o vereador Abrahão pela forma que foi conduzida essa eleição à presidência, parabeniza-lo e cumprimentá-lo por ter, até o último instante, tentando equacionar da melhor forma, e também cumprimentar o vereador Marcos e os demais vereadores que votaram na sua chapa, que também souberam respeitar o processo Legislativo e o processo eleitoral da mesa. Isso é democracia, então, a eleição da mesa acabou, e a partir de agora vamos continuar trabalhando pelo nosso município e jamais colocar os nossos interesses pessoais ou particulares acima no interesse do Poder Legislativo, do Poder Executivo, e principalmente, jamais colocar esses poderes acima do interesse da comunidade”, concluiu o vereador.

A nova mesa diretora, composta por Abrahão Mussi (presidente), Ernani Junior (vice-presidente), Carla Shimoguiri (1ª secretária) e Dani Krailing (2ª secretária) tomará posse no dia 2 de janeiro, às 19h, em sessão solene a ser realizada no plenário da Câmara.