O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Merhy Bechara Seleme, de Três Barras, foi uma das 38 unidades escolares do país que foram escolhidas para receber materiais de Lego Education e participar do torneio de robótica First Lego League Discover. O CMEI irá receber gratuitamente os materiais e, os seus profissionais, as formações necessárias para a aplicação do programa com pelo menos 40 estudantes.
Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Três Barras da última segunda-feira, 5, a vereadora Josi Gazaniga (MDB) fez uso da Tribuna para destacar a conquista. “Hoje eu fiz questão de fazer o uso da Tribuna, pois eu acredito que não poderíamos iniciar dezembro de forma mais positiva do que essa. Eu quero destacar em especial o que aconteceu em nosso município no fim de novembro e vai fazer fechar 2022 com chave de ouro. Eu acredito, e talvez seja de conhecimento dos demais colegas, mas uma tarde dessa nos encontramos com o colega Edenilson na secretaria, e acredito que fomos os primeiros a serem informados de uma forma informal pela secretária de educação referente a tudo o que aconteceu no finalzinho de novembro na educação no município de Três Barras, e que nos enche de orgulho. Fomos contemplados com o projeto da Disney, da Lego e da Positivo, onde nacionalmente foram selecionadas 38 escolas, e dessas 38, quatro foram de Santa Catarina, e o que nos enche de orgulho é que das quatro de Santa Catarina uma foi de Três Barras. Então nós todos tresbarrenses estamos de parabéns. A escola que foi contemplada foi o CMEI Merhy Bechara Seleme e ela foi a única escola do Planalto Norte contemplada, o que é motivo de orgulho para todos nós. Em nome de todos os colegas vereadores, parabenizamos a secretária de educação e também a diretora do CMEI e toda a equipe pedagógica, que escreveram o CMEI nesse projeto e graças ao excelente embasamento, conseguiram fazer com que essa escola fosse contemplada em um edital nacional com alto nível de concorrência. Então, a secretária de educação, a diretora do CMEI a toda a equipe da secretaria de educação, nosso agradecimento e nosso orgulho”, comentou a vereadora.
Na sequência, a vereadora, ainda na tribuna, destacou os 11 alunos da Escola Básica Municipal Guita Federmann que tiveram trabalhos premiados na 11ª edição do Concurso Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). “E as boas novas não acabam por aqui, tivemos também, alunos que foram classificados e vencedores do concurso da Celesc e da Abracopel, então, aos 11 alunos aos professores da escola Guita Federmann, o nosso orgulho e o nossos parabéns”, destacou Josi.
Os alunos que tiveram trabalhos premiados foram:
CATEGORIA DESENHO 1 (para crianças de 6 e 7 anos)
1° lugar: Nayara Aparecida dos Santos Pietroski (1° ano II)
Orientadora: Professora Mari Eliane Karoleski
CATEGORIA DESENHO 2 (para crianças de 8 a 10 anos)
2° lugar: Pedro Henrique Lopes (4° ano II)
Orientadora: Professora Andressa Carolina Sirena
3° lugar: Alana Aparecida T. Brozoski (4° ano I)
14° lugar: Vinicius G. M. Odovane (3° ano I)
Orientadora: Professora Mari Eliane Karoleski
CATEGORIA REDAÇÃO 1 (para estudantes de 11 a 13 anos)
2° lugar: Sofia Leme Maciel (7° ano I)
Orientadora: Joceli da Silveira Holzapfel
8° lugar: Eloisa R. Falcão (6° ano II)
11° lugar: Josué Badaz Grittens (6° ano II)
13° lugar: Brayan G. Pinheiro (6° ano I)
Orientadora: Professora Mônica Pinto de Oliveira
15° lugar: Isadora de Lima (7° ano I)
Orientadora: Professora Joceli da Silveira Holzapfel
CATEGORIA REDAÇÃO 2 (para estudantes de 14 e 15 anos)
5° lugar: Julia Protska (9° ano I)
10° lugar: Bianca Stocloska Penter (9° ano I)
Orientadora: Professora Mônica Pinto de Oliveira
“A vocês queridos alunos, seus pais e professores todo nosso orgulho e reconhecimento. Temos certeza que muitos de vocês num futuro bem próximo poderão estar nos representando, o que nos deixa muito tranquilos e felizes, pois sabemos que Três Barras estará em boas mãos”, completou a vereadora.
Josi, ainda destacou a participação do tresbarrense Vinicius Alves da Silva na Conferência Nacional de Educação, e lembrou que o momento foi de fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres. “Quero destacar também a participação do nosso mestre Vinicius Alves da Silva, que participou da CONAE nacional em Brasília, onde foi discutido o próximo decênio da Educação no Brasil. Como procuradora da mulher estou imensamente feliz em poder destacar que entre os artigos aprovados na CONAE, o combate à violência contar a mulher foi um deles. Agora esse assunto passa a ser discutido em sala de aula de forma obrigatória, fortalecendo nossa luta contra o feminicídio. Estes grandes avanços nos fazem vibrar e crer num futuro melhor para todos”, destacou, lembrando ainda de um importante momento para a luta pelos direitos da mulher, ocorrido recentemente no esporte. “Aproveitando o clima da copa, quero ainda destacar a competência das mulheres, pois pela primeira vez um jogo da copa de mundo foi arbitrado por um trio de mulheres, na partida entre Costa Rica e Alemanha. É a força das mulheres quebrando mais uma barreira”, concluiu a vereadora.
Deixe seu comentário