Vereador sugere medida para mais vagas de estacionamento
Os problemas relacionados ao trânsito deixaram de ser exclusividade dos grandes centros urbanos país e mundo afora e os congestionamentos, principalmente nos horários de pico, são uma realidade cada vez mais presentes também nas cidades de médio porte, como é o caso de Canoinhas.
Mesmo o Município tentando sanar um gargalo na região central da cidade, as recém mudanças realizadas em parte da Rua Eugênio de Souza, como a abertura de uma segunda faixa de fluxo para veículos no sentido da Rua Francisco de Paula Pereira à Rua Vidal Ramos, não agradaram os comerciantes locais.
A informação foi trazida pelo vereador Wilmar Sudoski (PSD) durante o uso da tribuna livre na sessão ordinária de terça-feira, 12.
“Há até um abaixo assinado rolando por causa disso”, destacou o vereador, ao lembrar que além de só resolver parcialmente os problemas relacionados aos congestionamentos naquela região da cidade, a construção de uma ciclovia também pôs fim ao estacionamento que existia em frente aos estabelecimentos comerciais instalados no sentido entre as Ruas Major Vieira e Vidal Ramos.
“Que fique bem claro que não sou contra ciclovias na cidade. São importantes e necessárias, mas aquele local era o ideal? Ser construída em apenas uma quadra, ligando nada ao nada?”, questionou.
Sudoski disse, ainda, que as mudanças foram realizadas sem os comerciantes serem ouvidos pela municipalidade, o que causou uma espécie de revolta.
“Têm estabelecimentos instalados há mais de 30 anos naquele local, geradores 10, 20 empregos. Foi pensado neles, discutido com eles?”, indagou.
Segundo o vereador, até o embarque e desembarque de mercadorias ficou prejudicado após as alterações realizadas.
“Imagina só aquela loja de móveis que, agora, precisa atravessar a rua – com todo aquele fluxo – para carregar e descarregar os seus produtos, para poder fazer entrega”, frisou o vereador, ao citar que não só os lojistas, mas também funcionários, o procuraram para reclamar das mudanças e solicitar a volta do estacionamento.
Medida
A fim de amenizar o problema, vereador Wilmar Sudoski (PSD) apresentou requerimento solicitando estudo de viabilidade, por parte da secretaria de Planejamento e do Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), para a liberação de mais vagas de estacionamento neste trecho da Rua Eugênio de Souza.
No documento aprovado em plenário e que também leva a assinatura de outros vereadores, Sudoski está propondo a realocação dos pontos de taxi hoje existentes no local para ruas adjacentes, como Major Vieira e Vidal Ramos, que ficam no entorno da praça Lauro Muller.
A medida, conforme lembra o vereador, não traria prejuízos aos taxistas, beneficiaria os comerciantes do local com mais vagas de estacionamento para seus clientes e, ainda, contribuiria para melhorar o fluxo de veículos e pedestres pela via.
Aplicando ou não a sua sugestão, Sudoski defende que o Município reveja, no entanto, a necessidade de se manter a ciclovia no trecho que antes contava com vagas de estacionamento.
Deixe seu comentário