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ARTIGO

Mídias Sociais vs Redes Sociais

  • - TATHIANE K. HESSE GONÇALVES
    Palestrante: Marketing Pessoal, profissional e Carreira. Docente Gestão e Negócios ? Senac Canoinhas Profissional de Marketing: IDEAL Marketing

O conceito de Rede social é um termo antigo, que basicamente significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando ideias, objetivos e valores em comum

Atualmente este assunto com certeza é um dos comentados e acessados do momento, afinal a tecnologia chegou a nossas mãos e com elas alguns termos específicos, mas é importante saber diferencia-los para que na hora de desenvolver suas ações estratégicas o planejamento seja assertivo. Certamente você já deve ter se perguntado ou ouvido algum questionamento sobre a diferença entre redes e mídias sociais. As Mídias Sociais são mídias tradicionais impressas ou audiovisuais, como a televisão, o cinema, o jornal, rádio, responsáveis pela disseminação de informação, quando ela é aplicada a internet surge um novo conceito, a mídia social digital transformando-se e estruturando-se com funções e conceitos inovadores. Segundo Torres (2009, p. 241), "a mídia é o meio pelo qual a publicidade é veiculada". Na Internet, atualmente, ela se apresenta de várias formas, sendo possível divulgar uma marca através de um grande número de mídias digitais como: publicidade online, e-mail marketing, sites, blogs, redes sociais entre outros. As mídias na Internet influenciam a comunicação de uma empresa, ao ponto de que ela seja afetada mesmo que não esteja presente nesse meio, pois tem alcance imensurável. Por isso estar presente nas mídias sociais on line é muito importante para as organizações, desde que haja um comprometimento de utiliza-las com eficiência para que se obtenha um resultado eficaz. Interagir com seus contatos, cuidado com o conteúdo, imagens e postagens relevantes são alguns pontos que devem ser levados em consideração na aplicabilidade dentro das mídias.

As mídias sociais permitem a criação e compartilhamento de informações por pessoas e para pessoas, tornando o cliente produtor e também consumidor desta informação. Essas mídias estão abertas ao público, que pode ler, ouvir ou ver o conteúdo e interagir com as pessoas que o criaram. Segundo o autor, por seu caráter aberto e colaborativo a maior parte do conteúdo gerado pelos membros permanece armazenada e disponível para outros membros. (TORRES 2009, p. 113).

O conceito de Rede social é um termo antigo, que basicamente significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando ideias, objetivos e valores em comum, não havendo necessidade de estar conectado à internet para fazer parte dela. Como podemos perceber há uma diferença bem significativa entre Rede Social e Mídia Social, mas ainda assim podemos formar uma rede social dentro de uma mídia social, mas não necessariamente precisamos da mídia on line para formarmos uma rede social.

Segundo Castels (2003) a humanidade sempre se organizou em redes sociais, os agrupamentos humanos de forma geral, podem ser considerados redes sociais, no entanto, com o uso do computador ligado a internet essa rede cresce de forma exponencial e o conceito ganha mais importância, principalmente para a comunicação.

Esse novo formato de organização social através das mídias sociais e de redes sociais, vem ganhando muita força nos últimos anos, desde então diversas empresas mudaram e ainda estão mudando suas estratégias de comunicação e marketing para se adequar a essa nova forma de interação social.


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