,

Pesquisa Ibope aponta vitória de Colombo no primeiro turno

Governador é o mais citado na pesquisa espontânea e está à frente em todos os cenários, seguido por Bauer e Vignatti

Infográfico
Foto: ArteCN

 Pesquisa divulgada no fim de semana, encomendada pelo Grupo RBS ao Ibope, aponta ampla vantagem de Raimundo Colombo em relação aos possíveis adversários.

O cenário não surpreende considerando que a única candidatura dada como certa até o momento é a do atual governador.
A sondagem aponta que 23% dos eleitores escolhem Colombo como candidato no cenário espontâneo – quando não são informados os nomes dos postulantes.
Nesse quadro, Cláudio Vignatti (PT) aparece com 4% e Angela Amin (PP) com 3%. Já Afrânio Boppré (PSOL), Dário Berger (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB) têm 1% cada.
 
CENÁRIOS
O instituto também apresentou seis diferentes cenários aos eleitores entrevistados. Em todos, Colombo seria reeleito em primeiro turno se as eleições fossem hoje, com intenção de voto variando entre 44% e 46%. Brancos e nulos ficaram entre 11% e 13%.
No cenário que apresenta apenas quatro candidaturas – sem nomes do PMDB, do PP e do PSB –, Colombo tem 45% contra 10% do senador Paulo Bauer, 7% do ex-deputado federal Claudio Vignatti e 3% de Afrânio Boppré, vereador de Florianópolis.
Opções de nomes peemedebistas foram testadas em três cenários, sem maiores variações nos resultados. Tanto o deputado federal Mauro Mariani (PMDB), quanto o ex-prefeito de Florianópolis Dário Berger (PMDB), alcançaram 4%. Também foi testado o nome do prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito (PMDB), que ficou com 2% das intenções de voto. Nesses cenários, Colombo teve 46%, Bauer variou entre 9% e 10%, Vignatti ficou com 7% e Afrânio foi citado por 3% dos eleitores.
A inclusão dos nomes do deputado federal Paulo Bornhausen (PSB) e da ex-prefeita de Florianópolis Angela Amin (PP) também provoca poucas alterações. Bornhausen alcança 5%, ficando em quarto lugar, atrás de Colombo (44%), Bauer (10%) e Vignatti (8%). No cenário em que é citada, Angela também aparece em quarto lugar, com 7%, atrás do governador, do tucano e do petista. 
O Ibope também pesquisou o índice de rejeição aos candidatos. Nesse quesito, Angela Amin lidera com 20% das citações dos eleitores. Edson Piriquito e Raimundo Colombo alcançam 13%. A menor rejeição foi a apresentada por Mauro Mariani e Paulo Bauer: 8%.
Em razão do quadro eleitoral com candidaturas indefinidas, por questões técnicas de pesquisa, só será feita simulação de segundo turno a partir do próximo levantamento. O Ibope ouviu 812 pessoas em todo o Estado, entre 28 e 31 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
 

Imagens






2.jpg

CN Online -Lateral.jpg


1.jpg




site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte