,
Inclusão

O Dia Internacional da Síndrome de Down tem atividades em Canoinhas

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, e a inclusão das pessoas com Down na sociedade

Elisandra Carraro
Foto: Elisandra Carraro
O tema ação foi voltado para o ato de todas as diferenças

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.

Por isso, ontem quinta-feira (21), a APAE de Canoinhas, realizou no Calçadão da rua Felipe Schmidt, atividades alusivas em celebração a esta data. No local foram entregues "Flores no lugar de abraços" e as pessoas que passavam podiam interagir com os alunos da APAE, além de receberem orientações de como promover a inclusão aos que possuem síndrome de Down. Durante a ação também foi distribuído uma cartilha que explica as "10 coisas que todo mundo precisa saber sobre síndrome de Down".

Simone Geruza Sudoski Munhoz, diretora da APAE Canoinhas, comentou que a ação foi organizada pela APAE, Rádio Transamérica FM, Papyrus que doou as flores por abraços. Ela enfatizou que hoje ao todo na APAE de Canoinhas são 196 alunos, sendo 28 deles com síndrome de Down. "Por isso essa ação é importante, para que as pessoas vejam que eles existem e que eles estão aqui e merecem ter os seus direitos garantidos, além do respeito que deve ser não somente com eles, pela necessidade especial, mas sim a todas as pessoas", disse a diretora.

Maria Vandir Castilho tem uma filha que possui síndrome de Down e desde 6 meses de idade participa da APAE. Ela estava presente na ação e comenta a importância da instituição. "Se não fosse a APAE eu não sei como faria, porque não tem como ficar o dia todo com ela em casa, sou muito agradecida a tudo que a escola faz por ela", disse Maria.


Serviço: A APAE é uma instituição sem fins lucrativos que precisa de ajuda para se manter. Para ajudar a organização entre em contato pelo telefone: 47 3622-1774.

Imagens

Foto: Elisandra Carraro
O tema ação foi voltado para o ato de todas as diferenças
Foto: Elisandra Carraro
Durante a ação os alunos distribuíam flores ao receber abraços





2.jpg

CN Online -Lateral.jpg


1.jpg




site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte