,

Vontade de espreguiçar é necessidade do corpo

Massoterapeuta aponta motivos e dicas para tornar o movimento indispensável no cotidiano

 “Quando ficamos em uma mesma postura por muito tempo, uma parte dos músculos se ressente, seja por estarem alongados ou contraídos”, explica o massoterapeuta Rodrigo Nora. Mesmo com o corpo parado, durante o sono, o sistema nervoso envia impulsos elétricos para os tecidos musculares, provocando tensão na região. O ato de espreguiçar movimenta os músculos e ativa a circulação sanguínea, diminuindo a tensão e preparando o corpo para uma nova atividade.

Uma boa esticada é uma grande amiga da saúde. Nora apresenta oito motivos e dicas para tornar o movimento um hábito indispensável no dia a dia.
 
1. Acorda o cérebro
Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro. Isso que ajuda a dar “aquele gás” na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente.
 
2. Dá mais prazer
O ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.
 
3. Afasta dores de cabeça
O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar.
 
4. Lubrifica as articulações 
Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem.
5. Deixa o corpo de jovem
A partir da adolescência, o corpo começa a perder flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.
 
6. Reduz riscos de lesões
Se você é o famoso “esportista de final de semana”, com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante estender essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite.
 
7. Alivia a fibromialgia
É cientificamente comprovado que, para os portadores da fibromialgia (doença em que o paciente apresenta uma condição de dor generalizada e crônica), espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura e receber massagem em todo o corpo ajudam a minimizar a tensão acumulada nas articulações.
8. Receba massagem
Promova um alinhamento do seu corpo eliminando inflamações onde está a causa do problema com tratamento de massoterapia. Não trate sintoma, trate a causa do problema e elimine suas dores alinhando a coluna e seu organismo como um todo.





2.jpg

CN Online -Lateral.jpg


1.jpg




site cópia não autorizada.png


JORNAL CORREIO DO NORTE - Rua Três de Maio, 364, Centro, Canoinhas-SC - (47) 3622-1571 - Whats: 47 9 8865-7880

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio do Norte