Três Barras e Rio Negro podem integrar projeto de aviação regional com aeronaves chinesas no Planalto Norte de SC
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Durante visita oficial a uma fábrica na cidade de Harbin, na China, uma comitiva do governo catarinense conheceu de perto uma aeronave de pequeno porte que pode transformar a mobilidade no interior de Santa Catarina. O modelo Y12-E, apresentado pela indústria chinesa, está entre as opções avaliadas para integrar o projeto de aviação regional que está sendo elaborado pelo Governo do Estado.
Com capacidade para 17 passageiros e dois tripulantes, a aeronave também pode ser convertida para transporte de cargas em apenas 30 minutos — uma característica estratégica para regiões como o Planalto Norte de Santa Catarina, onde cidades como Três Barras e Rio Negro enfrentam desafios logísticos e de conectividade.
Segundo Beto Martins, secretário da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), o modelo de negócio para viabilizar esse projeto ainda está em fase de definição. No entanto, ele destaca que o avião chinês atende aos requisitos técnicos necessários para a operação em pistas curtas e rotas regionais.
“A aviação regional é uma prioridade do governador Jorginho Mello (PL), com foco em ampliar a mobilidade e encurtar distâncias dentro do estado”, reforçou Martins.
Atualmente, Santa Catarina conta com 24 aeroportos que recebem voos de pequeno porte e comerciais, incluindo o aeroporto de Três Barras, que desponta como um dos possíveis terminais beneficiados pelo projeto. A cidade vizinha, Rio Negro, localizada no limite com o Paraná, também poderá se beneficiar da malha aérea regional proposta, ampliando sua conexão com outros polos do estado.
O plano do governo prevê parcerias público-privadas, investimento em infraestrutura e até subsídios para viabilizar financeiramente as operações. A proposta surge como alternativa frente às limitações das grandes companhias aéreas em atender trechos curtos e com demanda mais específica.
“O ambiente é favorável para a aviação regional, principalmente após os investimentos que fizemos nos aeroportos do interior. Agora, é necessário encontrar um parceiro adequado e definir o melhor modelo operacional para Santa Catarina”, destacou o secretário.
Caso aprovado, o projeto poderá representar um avanço significativo para a integração econômica e social do Planalto Norte, fortalecendo o papel estratégico de municípios como Três Barras e Rio Negro no mapa logístico e de desenvolvimento regional do estado.
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