Junto à CNM, prefeita busca alternativas para equilibrar contas do instituto
O Instituto Canoinhense de Previdência (ICPrev) comemora recorde nos rendimentos dos seus ativos financeiros. “Hoje registramos déficit atuarial, sobretudo em consequência de uma Lei de 2011 que não foi devidamente aplicada há época, resultando em demandas judiciais que originaram um grande passivo atuarial, ou seja, podemos afirmar que se não houvesse esse impacto, não estaríamos na atual situação”, aponta o diretor executivo Diego Rafael Alves.
Apenas no primeiro semestre de 2023, os investimentos do ICPrev alcançaram 8,56% de rentabilidade, se incluirmos o fechamento de julho, os rendimentos excedem os 10%, superando em mais de 4% a meta atuarial do período. Maio e junho tiveram as maiores rentabilidades desde dezembro de 2020.
“Isso demonstra que, embora tenhamos enfrentado nos últimos anos grandes desafios para o mercado financeiro como a pandemia e a guerra entre Ucrânia e Rússia, que acabaram quebrando cadeias de produção e gerando problemas nas economias do mundo todo, as estratégias traçadas pelo ICPrev a longo prazo acabam sendo eficientes para a recuperação dos resultados, mostrando que planejamento, disciplina e acompanhamento são indispensáveis para a gestão dos recursos”, pontua o Diretor Administrativo Financeiro e gestor de recursos Luís Gustavo Vieira de Britto.
Os relatórios dos recursos sob gestão do instituto podem ser conferidos através do link https://icprev.sc.gov.br/investimentos
Dentre as principais ações para garantir a ascensão patrimonial e assim obter o equilíbrio financeiro e atuarial da autarquia, estão a eficiência e responsabilidade fiscal dos envolvidos neste processo. É possível citar: o repasse mensal do ente municipal sem qualquer atraso das contribuições previdenciárias dos servidores e da parte da prefeitura (contribuição patronal), a gestão realizada para receber os recursos do COMPREV, as atualizações legislativas necessárias para o enquadramento das leis previdenciárias e a busca constante para otimizar os investimentos a longo prazo, com decisões estratégicas embasadas em análises do mercado financeiro, através do gestor de recursos em conjunto com o comitê de investimentos.
Para o diretor executivo do ICPrev, Diego Rafael Alves: “temos um comitê de investimentos muito atuante, portanto nossa carteira de ativos está bem diversificada, respeitando os limites legais pertinentes aos RPPS e a política de investimentos aprovada pelo conselho de administração”. O objetivo é proteger o patrimônio dos servidores públicos em cenários de crise, bem como obter os melhores retornos em cenários de recuperação e estabilidade econômica. “Trabalhamos pelo resultado a longo prazo, mas números como esses apresentados hoje nos dão convicção de que estamos seguindo a direção correta, proporcionam maior tranquilidade aos nossos segurados, e nos dão motivação para seguir aperfeiçoando nossas estratégias”.
Parceria com a CNM
A prefeita Juliana Maciel está em Brasília nesta semana e busca também parcerias para melhorar ainda mais a situação do ICPrev. “Precisamos trabalhar com um todo garantindo a segurança previdenciária aos nossos servidores e, ao mesmo tempo, o equilíbrio financeiro para o Município”, pontua a prefeita.
É por isso que ela esteve na Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e colocou Canoinhas na fila de espera para firmar parceria gratuita com a Entidade. “Tomamos medidas que já estão reduzindo este déficit, mas como prefeita a gente não precisa pensar apenas no hoje, mas também no futuro para chegarmos a este equilíbrio tão esperado”, argumenta.
Deixe seu comentário