logo RCN

Ultimas :

08/04/2025 16:00
Cultura

Monte Castelo realiza 1ª Audiência Pública sobre Memória, História e Patrimônio Cultural

Por

Fonte: Ascom

 Publicado 08/04/2025 16:00  – Atualizado 08/04/2025 16:00

  • "Memória, História e Patrimônio Cultural de Monte Castelo" (Fotos: Ascom)

Evento marca início de um novo ciclo de valorização da identidade cultural do município.

Na manhã do último sábado, dia 5 de abril de 2025, Monte Castelo deu um passo histórico ao sediar a 1ª Audiência Pública “Memória, História e Patrimônio Cultural de Monte Castelo”. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, das 8h30 às 12h, e reuniu representantes do poder público, da comunidade e especialistas, com o objetivo de discutir coletivamente os caminhos para a preservação e valorização do patrimônio cultural local.
Com a presença de 32 participantes, entre eles o prefeito Sirineu Ratochinski, vereadores e os secretários municipais de Educação Cultura e também da Secretaria da Fazenda, a audiência representou um marco na trajetória cultural castelense. O encontro foi mediado por figuras de destaque na área: o professor doutor Paulo Pinheiro Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o pesquisador e articulador cultural professor André Dombroviski e o atual diretor de cultura do município, Erick Alves da Cruz.
A audiência teve como objetivo geral promover um diálogo coletivo para identificar desafios e potencialidades do patrimônio cultural da cidade, com vistas à elaboração de propostas concretas de preservação, valorização e democratização do acesso. Os objetivos específicos envolveram o mapeamento das fragilidades e potências do patrimônio material e imaterial de Monte Castelo; o estímulo à participação comunitária na construção de soluções e a formulação de propostas viáveis voltadas à documentação da história, à criação ou adequação de espaços culturais e ao reconhecimento dos fazedores de cultura.
As discussões foram organizadas em três eixos temáticos:
* Memória e Registro
* Espaço e Acesso
* Reconhecimento e Rede
Durante o encontro, foram apresentadas experiências exitosas em outros municípios e discutidas ações práticas que poderão ser adotadas em Monte Castelo, respeitando sua realidade e vocação cultural. Os participantes puderam contribuir com sugestões e reflexões que serão sistematizadas em um relatório oficial a ser divulgado em breve.
Segundo o diretor de cultura, Erick Alves da Cruz, “essa audiência pública é um momento ímpar na história recente de Monte Castelo. Estamos construindo, com base no diálogo e na escuta ativa, as bases de uma política cultural que respeite nossa memória e que promova o desenvolvimento humano e econômico por meio da cultura.”
Para o professor Paulo Pinheiro Machado, que conduziu as reflexões com profundo conhecimento e sensibilidade, “a valorização das identidades culturais é um instrumento fundamental para o fortalecimento da cidadania, do sentimento de pertencimento e da coesão social.”
A audiência pública é parte de um movimento mais amplo para estruturar ações culturais contínuas em Monte Castelo, com foco na documentação da história local, na criação de oportunidades de formação artística e na articulação de redes que envolvam escolas, artistas, mestres da cultura popular e lideranças comunitárias.
Ao final do evento, ficou evidente o desejo coletivo de transformar a cultura em um pilar de desenvolvimento, memória e pertencimento. A mobilização promovida pela audiência representa o início de uma nova fase, comprometida com a valorização da identidade castelense e com a construção de um futuro mais justo, plural e enraizado na rica história do município.

  • "Memória, História e Patrimônio Cultural de Monte Castelo" (Ascom)

  • "Memória, História e Patrimônio Cultural de Monte Castelo" (Ascom)

  • "Memória, História e Patrimônio Cultural de Monte Castelo" (Ascom)

Tags

  • Cultura
  • HISTÓRIA
  • memórias

Deixe seu comentário

Mais lidas