Mutirão de limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Saúde no Campo d’Água Verde, em Canoinhas, no último sábado, dia 26, recolheu uma caçambada de resíduos que acumulam água como pneus, garrafas, lata, lona velha.

Canoinhas registra 43 focos Aedes aegypti no Centro, nos distritos de Marcílio Dias e Campo d’Água Verde e nos bairros Sossego, Industrial I, Industrial II, Boa Vista e Alto das Palmeiras, Encruzilhada, Água Verde.

O município também confirmou nove casos de dengue e um de chikungunya. A dengue e a chikungunya são transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti¸ que pode transmitir ainda febre amarela e zika. O Aedes se multiplica em água limpa e parada.

Cemitério
Na semana passada a Secretaria emitiu alerta sobre a dengue. O setor de Controle de Endemias do Ambulatório de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas confirmou a existência de um foco do mosquito transmissor da dengue no Cemitério Municipal do Centro e outros nas proximidades. “Por isso, com a chegada do Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, é fundamental que a população que irá prestar sua homenagem póstuma, fique atento aos cuidados preventivos para o combate à Dengue”, alerta a bióloga Cristina Brandes Grosskopf.
Medidas simples para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, garantem a limpeza do Cemitério e o combate ao mosquito que transmite ainda febre amarela, zika e chikungunya.

Ao homenagear é preciso ter os seguintes cuidados.
*Retirar as embalagens de plástico ou papel celofane dos vasos de flores/plantas;
* Retirar os pratinhos dos vasos e plantas;
* Colocar terra ou areia até a borda dos vasos;
* Não deixar, em cima dos túmulos, recipientes que possam acumular água, como: copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos;
* Retire os suportes que acumula, água na queima de velas.
Após o Dia das Mães haverá faxinão no cemitério: “e as embalagens ou plantas que acumulem água serão eliminadas”, informa Cristina.