Na manhã de segunda-feira, 1º de setembro, aconteceu na Praça Hercílio Luz a abertura oficial da Semana da Pátria, com cerimônia de hasteamento das bandeiras de Mafra, Santa Catarina e Brasil, e apresentações artísticas. Participaram da solenidade o prefeito de Mafra, Emerson Maas, o vice-prefeito Carlos Nitz, o Comandante do 5º RCC, Tenente Coronel Curto, além de secretários municipais e público em geral.

Após o hasteamento das bandeiras, ao som do Hino Nacional Brasileiro, o Prefeito declarou oficialmente aberta a Semana da Pátria. “Chegamos até aqui porque nossos pais, avós, bisavós acreditaram numa cidade melhor. Agora é a nossa vez. O que podemos fazer para que nossa cidade seja cada vez melhor nosso país seja melhor”, disse. Maas também lembrou do orgulho de ser mafrense. “Hoje Mafra tem uma bandeira internacional, com o município conhecido lá fora. Porque os seus habitantes voltaram a acreditar na cidade, que a cada dia é mais reconhecida por seus méritos”.

O prefeito cumprimentou e agradeceu aos presentes e aos organizadores, professores e alunos empenhados para que a semana da Pátria transcorra na sua maior magnitude e convidou a todos para o desfile no próximo dia 7, a partir das 8 horas, na Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Apresentações artísticas

Na ocasião, os alunos do CEIM Anjo da Guarda dançaram ao som de “O que é que a baiana tem”. Em seguida alunas do CEI Beija Flor apresentaram a coreografia “Hoje sou quem sou” e para encerrar, a Banda do Colégio Universitário Mafresense.

Durante a semana, até o dia 5 de setembro, às 8 horas, haverá apresentações cívicas.