-
. (Fotos: .)
Sistema de baixa pressão provoca chuva intensa e eleva o risco de alagamentos e danos em diversas regiões do estado
A formação de um sistema de baixa pressão no continente, que se desloca entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil, deve intensificar as instabilidades em Santa Catarina a partir desta quinta-feira (29). A condição favorece a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa em todas as regiões do estado.
As áreas com maior destaque para os volumes de chuva e temporais são o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e a Grande Florianópolis. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), o risco é moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.
O sistema de baixa pressão deve se deslocar gradualmente em direção ao oceano, com tendência de intensificação ao longo dos próximos dias, mantendo o tempo instável no estado.
A SDC/SC reforça a importância de a população acompanhar as atualizações das previsões e os alertas meteorológicos emitidos pelos canais oficiais da Defesa Civil.
Recomendações da Defesa Civil
Durante os temporais, busque um local seguro e abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Em situações de chuva intensa com alagamentos, não atravesse ruas alagadas, nem pontes ou pontilhões submersos.
A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e orienta que a população mantenha atenção redobrada, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Tags
- Santa Catarina
- temporais
Deixe seu comentário