
Polêmica entre Wilson Baptista e Noel Rosa é assunto do Roda de Samba

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Polêmica entre Wilson Baptista e Noel Rosa é assunto do Roda de Samba (Fotos: Agência Brasil)
A conhecida “polêmica” entre os compositores Wilson Baptista (1913-1968) e Noel Rosa (1910-1937) está de volta ao ar nas 11 emissoras da Rádio Nacional. A controvérsia entre os dois sambistas que resultou em quatros canções de Noel e cinco de Wilson tem como origem “a disputa de uma namorada no Cabaré Apolo, na Lapa”, conta Rodrigo Alzuguir, biógrafo de Wilson Baptista.
O pesquisador é o entrevistado do programa de rádio Roda de Samba que vai ao ar neste domingo (1º) ao meio-dia. O programa é uma parceria entre a Agência Brasil e a Rádio Nacional. Além do trabalho acadêmico e literário, Alzuguir é produtor, ator, músico e cantor, e prepara atualmente a biografia do maestro Heitor Villa-Lobos.
De acordo com Alzuguir, a polêmica começa com Noel que escreveu o samba “Rapaz Folgado” respondendo verso a verso a canção “Lenço no Pescoço”, que o estudioso explica ser uma homenagem aos malandros antigos, os guaiamuns, que usavam lenço no pescoço da cor em referência a malta de capoeiragem a que pertenciam. Os guaiamuns existiram no século 19 e eram negros libertos ou fugitivos da escravidão, antes da abolição (1988).
Apesar do sucesso de sambas como “Feitiço da Vila” e “Palpite Infeliz”, a contenda entre os dois compositores (1934-1936) ficou mais conhecida com o passar do tempo. Em 1956, os cantores Roberto Paiva e Francisco Egydio gravam um álbum (LP) com todos os sambas da polêmica, à exceção de um: o “Deixa de ser convencida”, única parceira assinada por Wilson e Noel.
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