

-
Programa da TV Brasil traz entrevista inédita com o chef Paulo Yoller (Fotos: Agência Brasil)
A TV Brasil apresenta neste sábado (16), às 12h30, o último programa inédito da produção Chefs do Brasil com grandes nomes da cozinha nacional. O seriado independente recebe o saudoso chef Paulo Yoller para uma entrevista exclusiva com Paulo Vitale no sexto episódio da atração gravada em 2023. O convidado faleceu em fevereiro deste ano.
O conteúdo pode ser acompanhado no app TV Brasil Play.
A série documental destaca a trajetória do chef que trocou o sonho da medicina pela vocação culinária. Desde a infância, influenciado pelo pai, Paulo Yoller mergulhou na cozinha, passando por experiências marcantes em restaurantes na Itália, no açougue e em negócios de alto desempenho.
Os depoimentos para a produção revelam como Paulo Yoller transformou dificuldades pessoais, incluindo problemas com vícios e ausência familiar, em amadurecimento e reconstrução profissional. Em trechos do seriado, o cozinheiro prepara receitas com sua filha.
Com uma visão crítica sobre a cultura tóxica nas cozinhas e a romantização do sofrimento, o programa final da série exibida pela TV Brasil mostra a busca do chef por uma gastronomia mais humana, colaborativa e respeitosa. "O medo funciona, mas o respeito ainda mais", define.
Apesar de resgatar passagens dessa carreira do cozinheiro que teve sucesso meteórico, a obra audiovisual traz um retrato sincero de superação, inovação e reconexão de Paulo Yoller com a verdadeira essência da culinária.
Paixão pelas emoções que a comida desperta
O chef Paulo Yoller reflete sobre o hábito de se alimentar.
"A palavra refeição demonstra o maior ato social que existe. É sentar numa mesa e dividir uma refeição com alguém. Isso gera uma conversa, uma interação. Não existe nenhum ato que eu conheça que vai gerar uma interação tão de verdade quanto a relacionada à comida", analisa.
Ele também comenta sobre esse processo de fazer as refeições. "O chef é a grande máquina que faz a transformação de um simples ingrediente que bem misturado, temperado e preparado vira algo diferente, o que a gente chama de prato. É aquela coisa da alquimia.
A comida nunca é só comida. Ela vai trazer algo de bom, de ruim, seja em grupo ou sozinho. Sempre tem algo por trás. É isso que me faz apaixonado por comida. Ela sempre vai despertar alguma coisa", afirma.
Durante a conversa, Paulo Yoller não se restringe ao ambiente culinário e abre o coração sobre suas experiências. Ele fala abertamente sobre os problemas que enfrentou com o consumo de álcool e drogas.
"O amor à cozinha é algo incondicional, mas você romantiza trabalhar inúmeras horas. Você acha normal isso e não dar atenção à família", pondera.
O chef ainda destaca as sensações que a comida pode despertar no público. "Essa quebra de paradigma que a gente tem a possibilidade de fazer como cozinheiro é muito legal. Conseguimos tirar as pessoas da zona de conforto e criar reações únicas", avalia.
Deixe seu comentário