Petrobras vai apoiar setor audiovisual com R$ 100 milhões até 2027
Para celebrar os 30 anos da retomada do cinema brasileiro e seu apoio a uma série de filmes produzidos nesse período, a Petrobras realizou na última quinta-feira uma cerimônia na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Na ocasião, a estatal anunciou que destinará R$ 100 milhões até 2027 para apoiar o audiovisual do país.
Os recursos devem contemplar produção e distribuição de filmes e séries, manutenção de salas e patrocínio a festivais como Gramado, Tiradentes (MG), Bonito Cine Sur (MS) e Mostra de Gostoso (RN).
Para o gerente de patrocínios culturais da Petrobras, Milton Bittencourt, a meta é clara: Nosso compromisso é fortalecer o cinema brasileiro, garantindo que ele continue a contar as histórias do país, dialogando com o presente e projetando o futuro.
30 anos de retomada
Há 30 anos, o país presenciava a chamada retomada do cinema brasileiro, com o lançamento de Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, da diretora e atriz Carla Camurati. A obra simbolizou o reencontro do público com as salas de exibição, após um período de estagnação causado pelo fechamento da Embrafilme, no início dos anos 90, e pela ausência de políticas públicas para o setor.