Mostra em São Paulo permite acesso a mais de 90 peças de Ailton Krenak
De modo inédito, o Itaú Cultural, em São Paulo, homenageia uma pessoa indígena por meio de seu projeto Ocupação. O escolhido é Ailton Krenak, com sua singular militância.
A liderança indígena, que completou 72 anos em 29 de setembro, lembra que não há separação entre o ser humano e o meio ambiente.
Ailton Krenak ganhou ainda mais proeminência ao pintar seu rosto com tinta de jenipapo, na Assembleia Constituinte, em 1987, em protesto às violações de direitos dos ameríndios. Os visitantes da mostra também terão acesso a um Krenak sem a aura de fama, sentado diante de uma escrivaninha. O mineiro foi se tornou imortal pela Academia Brasileira de Letras, em outubro de 2023.
A ocupação totaliza mais de 90 peças, entre fotos, vídeos, recortes de jornais, cadernos, desenhos - alguns dos quais são animados e exibidos ao som da voz calma de Ailton, pinturas, poemas clássicos e haicais.
Nos bastidores, para a mostra se concretizar, uma equipe de três profissionais mulheres: a artista e ativista dos direitos indígenas Moara Tupinambá e da terapeuta integrativa e produtora cultural Ingrid Tupinambá, a jornalista, escritora e produtora cultural Angela Pappiani e a escritora, atriz, ilustradora, diretora de cinema e teatro Rita Carelli.