RJ: mostra do escultor Flávio Cerqueira retrata cotidiano da sociedade

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

RJ: mostra do escultor Flávio Cerqueira retrata cotidiano da sociedade

A exposição Flávio Cerqueira - Um Escultor de Significados é a estreia do artista no Rio de Janeiro em uma grande mostra individual. Aberta ao público até 18 de janeiro de 2026, com entrada gratuita e classificação livre, a exposição está montada no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), no centro da cidade. A mostra encerra a turnê já vista por mais de 216 mil pessoas nos CCBBs de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

A apresentação celebra 16 anos de carreira de Flávio Cerqueira e reúne mais de 40 obras, entre elas três inéditas, produzidas depois da temporada em São Paulo. Uma característica do trabalho do artista é que as obras são feitas em bronze, material geralmente usado para esculturas de figuras públicas, mas que, na arte de Flávio, é usado para retratar pessoas comuns da sociedade.

Eu uso esse material que é nobre e perene para retratar o cidadão comum e as situações do dia a dia, disse Flávio Cerqueira em entrevista à Agência Brasil.

A família de Flávio, que cresceu em São Paulo, não tinha o hábito de frequentar exposições e foi por meio da observação do dia a dia das pessoas que ele identificou a fonte de inspiração para os seus trabalhos. Para o artista, o seu trabalho fala de várias coisas, como humanidade, amor e sentimento em diversas narrativas. A exposição é um panorama de situações que são identificadas por qualquer pessoa comum, porque a escultura em bronze estava a serviço de retratar reis, rainhas, momentos históricos e eu falo de situações do dia a dia, contou.