Ontem, 25, foi comemorado o Dia do Trabalhador Rural. A data, que homenageia todas as pessoas que trabalham nas atividades rurais, é um momento para refletir sobre a importância desse trabalhador dentro do cenário econômico brasileiro. O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza. Canoinhas, por exemplo, tem o agronegócio como principal sustentáculo econômico.
A ORIGEM DO DIA DO TRABALHADOR RURAL
O Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi criado pelo Decreto de Lei n.º 4.338, de 1º de maio de 1964. A data foi escolhida em virtude da morte do deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963) no dia 25 de maio de 1963. Ele foi um dos principais defensores dos direitos dos trabalhadores rurais e questões sociais, e sua morte acabou se tornando uma data especial para a luta dos profissionais da classe.
Também em homenagem ao deputado, em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari. Essa foi uma grande conquista para a categoria. O produtor rural ganhava algumas garantias, como assistência médica, aposentadoria por invalidez, pensão para a mulher, entre outros benefícios. Embora sejam direitos primários em comparação com os dias de hoje, na época, foi um grande avanço histórico.
Publicado originalmente na edição impressa de em 26 de maio de 2023
Deixe seu comentário