Formatura teve direito a beca e discursos emocionados
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
Foi-se o tempo em que agricultor se baseava somente nas experiências dos pais para plantar e cultivar. Cada vez mais, os agricultores vêm buscando se profissionalizar e utilizar todos os mecanismos que os novos tempos disponibilizam. Exemplo é a formatura da primeira turma do curso de Capacitação em Cooperativismo, ministrado por professores da Escola Técnica Dama a agricultores da localidade de Rio d?Areia do Meio, distante cerca de 30 quilômetros do centro de Canoinhas. Onze formandos, com direito a beca, diploma e discursos, durante um jantar que chamou atenção pelo requinte, no dia 6 de setembro, concluíram seis meses do curso com duração de 120 horas.
De acordo com o coordenador do curso, André Luis Sant?anna, a iniciativa para se implantar o curso na localidade partiu do Microbacias 2, programa do Governo do Estado, implementado por técnicos da Epagri. O curso ofereceu disciplinas como administração de recursos, meio ambiente e legislação cooperativista.
Segundo Sant?anna, o curso deverá ser o propulsor da formação de uma cooperativa na localidade. A princípio, a cooperativa deve comercializar amora preta e outros hortifrutigranjeiros, mas há perspectiva de ampliação. Efetivamente a cooperativa ainda não foi instalada, mas tem até nome, Copafic (Cooperativa de Produtos da Agricultura Familiar de Canoinhas). A expectativa é de que a inauguração aconteça em outubro. A cota capital terá o valor mínimo de R$ 100.
Como o mínimo exigido para se montar uma cooperativa é de 20 associados, outras 14 pessoas devem iniciar a segunda turma do curso, para se unir aos 11 que se formaram, a fim de formar a cooperativa.
Deixe seu comentário