Mais de duas mil pessoas visitam evento no primeiro dia

Gracieli Polak

Bela Vista do Toldo

A chuva fina que caía desde o começo da manhã não foi empecilho para que estudantes e agricultores de cidades da região, de diversas áreas do Estado e do sul do Paraná visitassem o 4.º Campo Demonstrativo Alfa (CDA Norte), em Bela Vista de Toldo, ontem. O evento, realizado pela Cooperativa Regional Alfa, começou na manhã de quinta-feira e se estende até as cinco horas de hoje, com diversos estandes e palestras organizadas pela coordenação do evento.

De acordo com Julmir Cecon, assessor de imprensa da Cooperativa, mais de duas mil pessoas passaram pelo CDA na manhã de ontem, participando da programação que, neste ano, enfoca a sustentabilidade.  Segundo Cecon, o principal objetivo do CDA Norte é promover a aprendizagem segmentada para os agricultores, instrumentalizando o agricultor para que ele tome as melhores decisões dentro de sua propriedade. ?O CDA não é show agrícola. Nós não queremos isso, por esse motivo os agricultores vêm separados em grupos e fazem visitas aos estandes, com palestras de curta duração, de dez a quinze minutos, direcionada para as atividades econômicas desenvolvidas nas propriedades. Se ele produz leite, vai ser encaminhado para atividades relacionadas e vai poder interagir com o veterinário, com o agrônomo?, explica Cecon.

OPORTUNIDADES

Munidos com um guarda-chuva, o casal Judith e Adilson Olescovizk, da localidade de Caraguatá, interior de Canoinhas, desde cedo conferia as novidades do Campo Demonstrativo. Os agricultores, que produzem milho e soja e criam bovinos e ovinos, aproveitaram a oportunidade de participar de um evento voltado para a aprendizagem. Segundo Adilson, que não é associado da cooperativa, mas trabalha com alguns serviços ofertados por ela, a visita é válida para buscar conhecer novas tecnologias para usar no campo. ?A gente aproveita para conhecer as novidades, para aprender mais coisas. No meu caso, foram bastante interessantes as informações que consegui sobre pastagens, pois crio animais além de plantar lavoura?, afirma.

Não só para os agricultores o CDA é uma boa oportunidade. Para os representantes dos produtos agropecuários, a chance de expor os serviços e mercadorias, além de trocar experiências com os agricultores, é uma das grandes vantagens de participar deste tipo de evento. Gilson André Pedott, representante da Agromen Tecnologia, empresa que produz sementes de milho e sorgo, afirma que foco principal da exposição é mostrar o produto para o agricultor, propiciando também visibilidade para a marca. ?Aqui o agricultor vê o produto que a gente tem para oferecer, mas também conversa e troca experiências. E a rotatividade de pessoas é alta, porque sempre tem pessoal passando e isso dá visibilidade para a marca?, ressalta.

AINDA HOJE

A área em que o evento acontece, de acordo com informações da Alfa, é de 60 mil metros quadrados. No local, além de serviços básicos, são oferecidas redes de telefonia e de internet via satélite. Na programação do CDA, além das visitas aos estandes, três palestras serão realizadas, em horários alternados, no auditório construído no local.

Cerca de 200 pessoas fazem parte da comissão organizadora do evento e orientam os visitantes para as atividades desenvolvidas. Para minimizar os efeitos da chuva, a coordenação distribuiu 2,6 mil capas plásticas e planejou uma estrutura de forma a garantir o conforto dos visitantes, mesmo em condições adversas.