Agricultores se reuniram no sábado, 11, para elaborar documento pedindo a renegociação junto ao Governo Federal

BELA VISTA DO TOLDO ? Cerca de 100 produtores rurais de Bela Vista do Toldo, estiveram no sábado, 11, na Sociedade Bela-Vistense, a fim de participar da elaboração de um documento pedindo prorrogação ou renegociação das dívidas, sem juros e com dois anos de carência, acumuladas junto a entidades bancárias para financiamento da safra 2005, perdida em boa parte por conta da estiagem do início de 2006.
O evento foi organizado pela Câmara dos Vereadores e liderado pela vereadora Maria de Fátima Damaso Kessim (PP).
O alvo principal dos pedidos dos agricultores foi o vice-presidente da Federação das Agroindústrias do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri.
Maria de Fátima, em seu discurso, lembrou Barbieri de que Bela Vista do Toldo é 95% agrícola e que as perdas agrícolas em 2005, foram de 20 a 45%. Comentou o corte de subsídios a agricultura promovido pelo Governo Federal e alertou sobre o êxodo rural iminente caso o Governo não tome uma ação.
Maria de Fátima recorreu ao artigo 21 da Constituição que garante direito a anistia das dívidas, se comprovada a perda da safra por conta de estiagem, para alertar os agricultores sobre seus direitos.
Maurício Subsak, representando o deputado federal da Comissão de Agricultura do Congresso, Odacir Zonta (PP), declarou, em nome do deputado, total apoio à ação dos agricultores bela-vistenses e disse que o deputado irá se empenhar em entregar a moção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a fim de acelerar a liberação de recursos para o município.

ASSINATURAS CONTINUAM
Apesar do relativo pequeno número de agricultores presentes no 1.º Encontro dos Produtores Rurais de Bela Vista do Toldo ? a cidade tem 1,4 mil agricultores ? a maioria das assinaturas avalizando o documento, foram feitas depois do Encontro.
De acordo com Maria de Fátima, até o início da semana, as assinaturas haviam aumentado consideravelmente. O documento deve ser finalizado ainda essa semana e enviado a Brasília na próxima semana.
Para ter direito a solicitar o benefício, os agricultores precisam pedir que técnicos da Epagri elaborem um laudo particular que comprove as perdas. ?O levantamento geral já foi feito, mas agora os produtores precisam fazer esse laudo individual para poderem ser beneficiados?, explica Maria de Fátima.

MAIS ENCONTROS
No dia 1.º de abril, a Câmara dos Vereadores de Bela Vista do Toldo promove mais um encontro rural. Dessa vez, são os produtores de fumo que se reunirão para discutir o preço do produto. Participarão do evento, que acontece na Sociedade Bela-Vistense, a partir das 15 horas, o negociador da Faesc, Sálvio Tonini e o representante da Afubra, Wilmar Nizer.