Município vai pagar anualmente quase R$ 100 mil para que os profissionais da Epagri continuem realizando apoio técnico aos agricultores

A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, renovou o contrato de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O Município vai pagar anualmente R$ 98.688,36 para que os profissionais da Epagri continuem realizando apoio técnico aos agricultores de Canoinhas – especialmente os familiares.

O contrato assinado entre a prefeitura e a Epagri tem grande importância para o desenvolvimento rural do município, pois além de proporcionar a realização do trabalho de assistência técnica e extensão rural pela equipe municipal, permite que os técnicos da Epagri possam auxiliar a prefeitura, especialmente a Secretaria de Desenvolvimento Rural, em questões específicas da área.

A situação mais recente é o apoio que a Epagri está dando na reestruturação de alguns projetos e programas da secretaria e a revitalização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, através do engenheiro agrônomo Donato João Noernberg e outros integrantes da equipe regional da Epagri.

São ações que promovem o desenvolvimento sustentável da pecuária de leite e carne, agregação de valor e fortalecimento das organizações da agricultura familiar, desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura, competitividade da fruticultura, desenvolvimento da olericultura, da piscicultura, difusão de tecnologias sustentáveis de manejo e conservação de solo e água, projeto de apoio e execução de políticas públicas estaduais e federais para agricultura familiar e dos demais produtores.

O contrato, válido por cinco anos, foi assinado nesta semana pela prefeita. “Com os serviços da Epagri, os agricultores poderão agregam valor às produções locais fortalecendo o capital social e humano”, comenta Juliana.