Evento apresenta para agricultores pesquisas desenvolvidas na região
Gracieli Polak
COM ASSESSORIA
A Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Canoinhas promoveu, na quinta-feira, 5, uma tarde de campo para apresentar resultados de pesquisas em andamento no Campo Experimental Salto Canoinhas e em toda região. O evento, que contou com a participação de mais de 160 pessoas, entre agricultores, técnicos, lideranças e estudantes de dez municípios vizinhos, apresentou aos visitantes os resultados de pesquisas em andamento nas áreas foco da Estação: matérias-primas para biodiesel, integração agrossilvipastoris e insumos alternativos para melhoria da qualidade do solo.
Os participantes do evento desenvolvido pela Epagri puderam conferir os resultados do uso de insumos alternativos como cinza de biomassa, pó de basalto e caldas alternativas na cultura do milho, além de sistemas de consorciação de trevo branco e milho como alternativa de integração de sistemas de produção agroecológicos. Com foco nas matérias-primas para biodiesel, os pesquisadores mostraram ensaios de avaliação de cultivares de girassol em três épocas de semeadura para o Planalto Norte Catarinense, cujos dados vem sendo gerados há mais de três anos pela Estação
Segundo a empresa, a linha de pesquisa com foco de integração agrossilvipastoris foram apresentados os resultados de dois anos de avaliação de gramas comuns à região e em sistemas de produção e a importância do controle biológico para o ataque da cigarrinha das pastagens. De acordo com a engenheira agrônoma e pesquisadora em pastagens da Estação Experimental de Canoinhas, Ana Lúcia Hanisch, foram apresentados ainda os resultados de ensaios de avaliação de cultivares de feijão preto, assunto sempre muito procurado pelos produtores da região, e apresentada a variedade de milho SCS155 Catarina, cujo desempenho surpreendeu e agradou os participantes que já demandam por sementes para a próxima safra.
Segundo a Epagri, os relatos dos participantes foram de bastante entusiasmo e interesse pelas pesquisas apresentadas, prevalecendo entre os participantes o consenso da importância dos resultados gerados serem adaptados à realidade da Agricultura Familiar.
Deixe seu comentário