Alesc aprovou moção e deputado federal Pezenti está em contato com Mapa; na próxima semana a prefeita Juliana Maciel estará em Brasília

O movimento iniciado em Canoinhas pela prefeita Juliana Maciel, a partir do clamor dos agricultores locais, sobre o prazo do plantio da soja em Santa Catarina, está ganhando cada vez mais força. Os deputados estão apoiando a causa solicitando ao Ministério da Agricultura que reveja a data para a semeadura no território catarinense.

Na manhã desta quinta-feira, 3, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, acolhendo proposição do deputado Fernando Krelling, aprovou moção que apela ao Ministro da Agricultura e Pecuária que empreenda esforços para revisar a Portaria SDA/MAPA nº 840, de 7 de julho, com a finalidade de alterar o calendário de semeadura da soja para safra 2023/2024 – de 21 de setembro de 2023 até 10 de fevereiro de 2024.

O deputado federal Pezenti está articulando uma solução ao impasse junto à Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara, em Brasília. A mobilização iniciou assim que recebeu o documento encaminhado pela Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) após a reunião realizada em Canoinhas no dia 25 de julho.

Este documento é uma moção de apoio à nota dos órgãos de defesa sanitária do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina que argumenta a viabilidade técnica da prorrogação do prazo. “Olha o que é o movimento regional, pessoas unidas, engajadas em uma causa séria como esta. É muito bom saber que o nosso trabalho está dando frutos. Na próxima semana estarei pessoalmente em Brasília no Ministério da Agricultura”, garante a prefeita Juliana Maciel.