Conselho passa por reestruturação para ampliar ações
Gracieli Polak
CANOINHAS
Na tarde de quarta-feira, 11, durante a realização do Seminário Técnico da 4.ª Festa do Agronegócio Regional (Agrofest), o novo Conselho Municipal do Desenvolvimento Agropecuário (CMDA) tomou posse durante reunião extraordinária, realizada com a presença de antigos membros e autoridades como o prefeito municipal, Leoberto Weinert (PMDB) e o vereador João Grein (PT).
De acordo com o novo presidente do CMDA e atual secretário do desenvolvimento rural, Donato João Noernberg, a instauração do Conselho foi uma ação bastante positiva para o crescimento da agricultura da região e o trabalho realizado resultou em desenvolvimento para diversas áreas abrangidas pela agricultura e pela pecuária. “Hoje é um dia importante para todos nós da agricultura de Canoinhas e, também, de toda região, porque se o município pólo se desenvolve e faz ações como a que estamos fazendo aqui, com os demais acontece o mesmo processo. Nós ficamos orgulhosos de poder dar esse passo”, afirmou.
Noernberg evidenciou a boa atuação do CMDA dentro da área de sua competência e destacou que as mudanças dentro do órgão acontecerão de forma gradativa, para que o trabalho continue sendo realizado com eficiência. Entre as mudanças previstas no CDR, está a inclusão de mais um representante para cada localidade participante, o que, de acordo com Noernberg, aumenta em 100% a participação dos agricultores na entidade.
ELOGIOS
Leoberto Weinert defendeu o trabalho realizado pelo Conselho e confirmou a importância do desenvolvimento sustentável para a agricultura do município, que aos poucos se torna pólo agropecuário.“Cada vez mais nós consolidamos uma proposta de trabalho. Uma proposta de construir junto com a comunidade uma condição de desenvolver o município de forma sustentável. E isso se faz com a comunidade participando”, defendeu Weinert.
Hoje o CMDA é formado por agricultores e entidades governamentais, além de empresas que prestam serviços na área de agricultura e pecuária no município. Entre as ações que deverão ser desenvolvidas pela próxima formação está a revisão do plano municipal de desenvolvimento sustentável, considerado pelos membros fundamental para o crescimento do setor.
Deixe seu comentário